VOLTA REDONDA
Na semana que antecede o Carnaval, o Hemonúcleo de Volta Redonda intensificou a campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar os estoques, que costumam registrar queda no número de doadores e aumento da demanda durante períodos de feriado prolongado.
A unidade, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), não exige agendamento prévio. Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, exceto em feriados.
Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, desde que estejam em boas condições de saúde. Menores de 16 e 17 anos precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica.
Para doar, é necessário pesar mais de 50 quilos, estar descansado (com pelo menos seis horas de sono nas últimas 24 horas), não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos e não consumir bebidas alcoólicas no dia anterior à doação. No dia da coleta, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto.
O Hemonúcleo de Volta Redonda atende o HSJB, onde funciona, e mais cinco unidades: o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); três hospitais privados na cidade; e ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios (Pinheiral e Piraí).
Campanha de doação de sangue é intensificada pelo Hemonúcleo de Volta Redonda antes do Carnaval
Iniciativa busca manter os estoques em níveis seguros, especialmente em períodos de grande movimentação nos serviços de saúde
O Hemonúcleo de Volta Redonda atende o HSJB, onde funciona, e mais cinco unidades -Adriana Cópio/Secom