Carnaval também é cuidado: bloco da Saúde Mental leva inclusão ao Centro de Barra do Piraí

Por Léo Rocha
46 cidades carnaval também é cuidado bloco da saúde mental leva inclusão ao centro de barra do piraí divulgaÇÃo

BARRA DO PIRAÍ
O Carnaval de Barra do Piraí ganha um significado ainda mais especial na próxima quinta-feira, 12, quando o Bloco da Saúde Mental, conhecido como “Ba Do Pirei”, ocupa o Anfiteatro da Praça Nilo Peçanha, das 9h às 13h, com uma proposta que une folia, cidadania e conscientização sobre a importância da saúde mental.
A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a saúde mental, incentivar a inclusão social e fortalecer o vínculo com a comunidade, utilizando a linguagem cultural do carnaval como ferramenta de sensibilização, participação popular e celebração da vida.
O bloco reunirá usuários dos serviços de saúde mental, profissionais da rede, familiares e a população em geral, em um momento de integração, alegria e cidadania.
A diretora do Departamento de Saúde Mental de Barra do Piraí, Lilian Magalhães, celebrou a representatividade desta grande festa inclusiva.
“O Carnaval em Barra do Piraí também é lugar de cuidado e cidadania! No dia 12 de fevereiro, o Bloco da Saúde Mental ganha as ruas unindo CAPS, CAPS AD, CAPS Infantil e toda a nossa rede em uma grande festa inclusiva, porque celebrar a vida e a alegria também é fazer saúde”, disse Lilian.
A diretora completou ressaltando o intuito do bloco frente às concepções errôneas e preconceituosas que muitas pessoas ainda têm sobre indivíduos com transtornos mentais.
“Historicamente, pessoas com transtornos mentais eram confinadas em hospícios. O bloco de Carnaval faz o caminho inverso: ele ocupa o espaço público. Quando o usuário do CAPS, do CAPS AD ou do CAPS Infantil desfila ao lado dos profissionais e outros cidadãos, ele deixa de ser o ‘paciente’ e passa a ser o folião, um indivíduo como qualquer outro. Isso recupera a autoestima e o senso de pertencimento, que muitas vezes são fragmentados pelo preconceito. Convidamos toda a sociedade para prestigiar nossos usuários e mostrar que a verdadeira folia é feita com respeito e acolhimento. Esperamos você às 9h da manhã para mostrar que, no Bloco Ba Do Pirei, ninguém fica de fora!”, destacou Lilian.
O vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, falou sobre o significado do evento e do compromisso do poder público com a saúde mental do município.
“Esse é um evento de cidadania e inclusão que reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com ações humanizadas, que ampliam o diálogo sobre saúde mental para além dos espaços institucionais, ocupando a cidade com cultura e também respeito”, declarou Cristiano.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, apontou para a alegria contagiante do bloco, reforçando que é motivo de orgulho ver a grande mobilização da festa.
“O Bloco da Saúde Mental enche o centro da cidade de alegria. É uma empolgação sem igual. É uma grande honra para o poder público promover essa grande mobilização em prol do respeito, da cidadania e da inclusão. Nos vemos lá”, finalizou Katia.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos