AMAN realiza solenidade de Entrada dos Novos Cadetes neste sábado, dia 7

Por Franciele Aleixo
20260207 085937 (1)

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) vibrou com a solenidade de Entrada dos Novos Cadetes, realizada há mais de 80 anos. O evento foi realizado neste sábado, dia 7.

Em um rito de passagem carregado de emoção e significado, 391 jovens brasileiros (sendo 351 do segmento masculino e 40 do segmento feminino) e 12 representantes de Nações Amigas (África do Sul, Cabo Verde, Camarões, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Senegal e Tanzânia) deram o passo decisivo rumo à consagração como Oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.

Mais do que uma formatura, o evento marcou uma transição: deixam de existir os adaptandos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), e passam a incorporar a figura dos Cadetes da AMAN, prontos para forjar seu caráter e liderança na “Casa de Valores”.

Em um momento de alta carga simbólica, o Aluno Claviculário Daniel de Matos Felippetti Mariano, o mais jovem da Turma “Gen Gleuber Vieira”, acompanhado do Comandante da AMAN, assumiu a honrosa missão de realizar a abertura do Portão Monumental.

“Sinto-me muito honrado em representar a turma. Sei que esse é o sonho de muitos jovens e, ao concluir essa etapa, tenho a certeza de que esse momento ficará marcado para sempre em minha memória.”

A Casa Rosada de Campinas agora fica na memória. Ao longo dos próximos quatro anos, eles contemplarão a imponente AMAN, estrategicamente situada no sopé do maciço das Agulhas Negras.

Esses agora cadetes de CAXIAS adentraram o Portão Monumental, cercados pelos pilares da Hierarquia e da Disciplina, selando um compromisso indissolúvel com a honra e a lealdade.

“Reconhecemos a grande oportunidade de fazer parte de uma academia da magnitude da AMAN. Não falo apenas por mim, mas por todos os nabimianos, que se sentem profundamente honrados em integrar esta turma”, destacou o Cadete Klein, da Namíbia.

“Depois de muitos anos de estudo, fazer parte do segmento feminino do Exército é de grande valia. Sinto-me extremamente privilegiada e vejo essa conquista como resultado direto da dedicação e da perseverança”, salientou a Cadete Suzuki.

A solenidade foi presidida pelo General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, e contou com as presenças do General de Divisão Fernando Bartholomeu Fernandes, Chefe da Diretoria de Educação Superior Militar; do General de Brigada Igor Lessa Pasinato, Comandante da AMAN, além de demais autoridades militares e civis.

“É um dia muito simbólico testemunhado por todos nós e por suas famílias. Gostaria de agradecer a todos por entregarem seus filhos para servirem ao Brasil. A caminhada não será fácil. Cultuem a verdade, a lealdade, a responsabilidade e a probidade”, disse o Chefe do DECEx, Gen Montenegro.

Familiares, amigos e instrutores testemunharam o início dessa jornada que, após quatro intensos anos, culminará, em 2030, com a tão sonhada declaração a Aspirante a Oficial.

“Mais de 31 mil jovens, ao longo de oito décadas, já viveram esse momento, atravessando o portão dos novos Cadetes e iniciando sua trajetória. A repetição atual desse rito não diminui seu significado, ao contrário, renova a responsabilidade compartilhada por todos os que integram essa Academia”, finalizou o Comandante da AMAN.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos