VOLTA REDONDA
As obras da nova sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) da Volta Redonda, localizada no bairro Jardim Paraíba, estão próximas do fim. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), responsável por fiscalizar os trabalhos, 85% dos serviços previstos já estão concluídos.
Ainda de acordo com a SMO, toda a parte de alvenaria foi finalizada, com acabamento de emboço, selador, massa corrida e pintura – com retoques em algumas partes. A parte elétrica foi igualmente concluída, incluindo a instalação dos aparelhos de ar-condicionado para a climatização das salas, assim como a rede de dados.
A parte hidrossanitária está completa, passando por pequenos ajustes. A instalação das portas já terminou, e a parte de esquadrias e janelas está na parte final, enquanto a portaria principal e a garagem estão na fase de acabamento.
“Tivemos um avanço significativo na obra nos últimos meses, e acreditamos que em breve entregaremos o imóvel para que ele possa cumprir sua função de atender as Pessoas com Deficiência (PCDs)”, declarou o subsecretário de Obras, Oscar Magalhães.
*Sobre a nova sede*
Erguida ao lado do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), nas proximidades do Estádio da Cidadania, a nova sede da SMPD marcará um salto qualitativo no atendimento às pessoas com deficiência. Investimento de cerca de R$ 2,5 milhões viabilizado por meio de apoio do Governo do Estado, o projeto prevê uma edificação de dois pavimentos com infraestrutura integralmente acessível e ambientes especializados.
Entre as futuras instalações estão salas destinadas ao atendimento de autistas, espaços para aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ambientes multissensorial e sensorial voltados à estimulação dos sentidos, além de laboratório de tecnologia assistiva e auditório. A estrutura também contará com cozinha adaptada, áreas para terapias e atividades audiovisuais, e biblioteca equipada com acervo em braile, com o objetivo de proporcionar um atendimento mais abrangente e individualizado.
A equipe multidisciplinar reunirá profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicoterapeutas, assistentes sociais e pedagogos, assegurando uma abordagem integral às demandas dos usuários.
O projeto contempla, ainda, uma Cozinha Afetiva integrada ao Centro-Dia, voltada ao estímulo de memórias afetivas por meio de atividades culinárias, promovendo bem-estar e melhoria na qualidade de vida de idosos com Alzheimer.
Enquanto isso, a sede atual, localizada na Avenida 17 de Julho, no bairro Aterrado, segue em funcionamento, mas a expectativa é de que a nova unidade proporcione um atendimento ainda mais qualificado e ampliado à comunidade.
“Volta Redonda tem sido referência nas iniciativas ligadas às Pessoas com Deficiência, que têm direito de serem tratadas com dignidade, ter suas potencialidades incentivadas. Com a nova sede da secretaria, poderemos ampliar e melhorar ainda mais o atendimento a essa parcela tão importante da nossa população, além de suas famílias”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.