O licenciamento é 100% digital. Após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e), poderá ser acessado pelo usuário no Posto Digital Detran RJ (no site detran.rj.gov.br), ou no aplicativo CNH do Brasil, ou ainda pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). É necessário ter cadastro no Gov.br – portal do governo federal para documentação em geral. Quem preferir pode solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em um posto de vistoria do Detran RJ.
Após a confirmação do pagamento, desde que não existam pendências administrativas ou judiciais, o licenciamento tem sido liberado pelo Detran RJ em até 48 horas, sem o registro de intercorrências, graças ao aprimoramento dos processos internos de tecnologia e às ações de monitoramento contínuo dos sistemas.
“Estamos fortalecendo nossos mecanismos de monitoramento e aprimorando fluxos internos de tecnologia para garantir mais eficiência, segurança e confiabilidade nos serviços prestados”, afirmou ele.
O motorista que ainda não licenciou seu veículo em 2026 ainda está dentro do prazo. O calendário do licenciamento anual de veículos em 2026 está dividido em três datas:
– Final de placa 0, 1 e 2 => Até 31/05/2026
Até o encerramento destes prazos, o documento de licenciamento de 2025 estará válido. Motoristas e motociclistas com o documento de 2025 em dia não serão multados em razão de atraso no licenciamento. E não encontrarão problemas para circular em seus veículos.