RESENDE
A Prefeitura de Resende vem passando por um amplo processo de modernização administrativa, com foco no uso de tecnologia para tornar a gestão pública mais ágil, eficiente e transparente. As ações fazem parte do projeto Resende Inteligente, que reúne iniciativas como a digitalização de processos, a agilização da abertura de empresas, o uso de câmeras de monitoramento e a implantação de sistemas avançados de análise de dados na área da Saúde.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Tande Vieira destacou que a modernização já permite acompanhar, em tempo real, o funcionamento da cidade diretamente do gabinete e das secretarias municipais. “Estamos implantando processo digital, agilizando a abertura de empresas e deixando a máquina pública mais rápida e eficiente. Hoje, do gabinete, conseguimos acompanhar a cidade com câmeras de monitoramento em tempo real”, afirmou.

Monitoramento está instalado no gabinete de Tande e de todo os secretários de Resende – Redes Sociais
Segundo o prefeito, o sistema de monitoramento contribui diretamente para a prevenção de problemas e o apoio às forças de segurança. “O sistema está instalado no meu gabinete e também disponibilizamos para todos os secretários. Em períodos de chuva, por exemplo, as imagens ajudam a identificar pontos de alagamento e situações críticas com mais rapidez. Em casos de ocorrências policiais, as gravações ficam disponíveis para auxiliar as investigações”, informou.
Na área da Saúde, a prefeitura avançou com a implantação de ferramentas de Business Intelligence (BI) e gestão inteligente de dados, permitindo o acompanhamento em tempo real do funcionamento das unidades, do número de atendimentos e do desempenho das equipes. “A gente consegue ver quais profissionais estão trabalhando, quantos atendimentos foram realizados e acompanhar isso no Hospital Municipal de Emergência, na UPA e em outras unidades de saúde”, explicou Tande.

Sistema de BI permite gestão em tempo real das unidades de saúde – Redes Sociais
Outro marco da modernização foi a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que teve acordo de cooperação técnica assinado em janeiro de 2025 e implantação finalizada em junho do mesmo ano. O sistema passou a ser utilizado em todas as secretarias, incluindo a Saúde, reduzindo o uso de papel e agilizando os processos administrativos. A tendência é que esses dados sejam cada vez mais integrados, fortalecendo painéis de BI e a tomada de decisão baseada em informações em tempo real.
Para o prefeito, o uso da tecnologia é fundamental para preparar Resende para o futuro. “Com mais tecnologia e eficiência, a gente vai construindo uma Resende mais moderna, segura e preparada para o futuro. Vamos em frente”, concluiu.