Mais de 300 pessoas participaram de ações culturais e de lazer no Férias Inclusivas em Volta Redonda

O projeto da Prefeitura de Volta Redonda promoveu atividades gratuitas, focando no acesso ao lazer e na integração social durante o recesso escolar.

Por Tânia Cruz
mais de 300 pessoas com deficiência participaram de ações culturais e de lazer no férias inclusivas em volta redonda secom pmvr

VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda concluiu a edição 2025/2026 do programa Férias Inclusivas com um resultado expressivo: 304 participantes, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes, beneficiados por ações culturais, recreativas e de lazer. O projeto, realizado entre dezembro e janeiro, visou garantir a inclusão e o acesso ao entretenimento durante o período de férias escolares, utilizando diversos espaços públicos e culturais da cidade.
Idealizado e coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), o projeto teve como principal objetivo assegurar a participação das pessoas com deficiência nas atividades culturais e recreativas. A proposta foi criar um ambiente de convivência e integração, proporcionando momentos de socialização em locais acessíveis, seguros e acolhedores, além de fortalecer o vínculo entre os participantes e seus familiares.
A programação foi diversificada, incluindo sessões de Cinema Inclusivo com os filmes Maurício de Sousa, O Filme e D.P.A. 4 – O Fantástico Reino de Ondion, visitas ao Parque Zoológico Municipal (Zoo-VR) com atividades de lazer, passeios ao Parque Aquático Municipal, além de uma visita guiada ao 22º Grupamento de Bombeiro Militar. A Casinha do Papai Noel também fez parte das atividades, proporcionando diversão para crianças e adultos.
Além disso, a SMPD garantiu o transporte inclusivo para aqueles que precisavam de assistência, com o apoio do programa Transporte Cidadão. O serviço buscou os participantes em suas casas, proporcionando mais conforto e segurança para que as famílias pudessem aproveitar as atividades. “O número de participantes, que superou 300, reflete o impacto positivo do projeto. É um claro indicativo de que estamos promovendo um avanço significativo nas políticas públicas de inclusão no município. As ações oferecem mais do que lazer: elas fortalecem os laços familiares e sociais, contribuindo para uma cidade mais acessível e acolhedora para todos”, afirmou Washington Uchôa, secretário municipal da Pessoa com Deficiência.
Férias Inclusivas faz parte das iniciativas da Prefeitura de Volta Redonda para promover a inclusão social de pessoas com deficiência e ampliar seus direitos. Ações como essa são fundamentais para garantir que todos tenham acesso às atividades culturais e recreativas, especialmente em momentos como o das férias escolares, quando as opções de lazer são limitadas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos