RIO CLARO
A Secretaria de Saúde de Rio Claro está orientando moradores que tiveram contato com água de enchente a procurarem atendimento médico nas unidades de saúde do município. A medida é preventiva e tem como objetivo evitar complicações de saúde decorrentes da exposição a águas contaminadas, comuns em períodos de fortes chuvas.
De acordo com a pasta, pessoas que tiveram contato direto com a água da enchente devem ficar atentas a sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, vômitos, diarreia, ferimentos na pele, entre outros sinais de infecção. A recomendação é que, diante de qualquer sintoma, o morador procure imediatamente a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou o Hospital Municipal de Rio Claro.
Além do atendimento médico, a Secretaria de Saúde reforça a importância da atualização do cartão de vacinação fundamental em situações de exposição a ambientes insalubres.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Guta Monteiro, destacou a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da população neste momento. “Nosso principal objetivo é orientar e proteger a população. Quem teve contato com a água da enchente deve procurar uma unidade de saúde, mesmo que não apresente sintomas. A atualização das vacinas é essencial para evitar doenças, e nossas equipes estão preparadas para atender a todos”, afirmou.