BARRA MANSA/VOLTA REDONDA
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, assinou nesta segunda-feira, 26, o decreto que estabelece a reestruturação operacional e administrativa da Secretaria de Estado de Polícia Militar. A medida prevê a criação de novas unidades operacionais, o fortalecimento do serviço de inteligência e a ampliação da presença ostensiva da PM em diversas regiões do estado, incluindo o Sul Fluminense.
Entre os anúncios que impactam diretamente a região está a criação da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar em Barra Mansa.
A 3ª Companhia Independente da PM de Barra Mansa foi anunciada oficialmente durante evento da área de segurança e será instalada no prédio do antigo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIARD), no bairro Bom Pastor. A nova unidade terá autonomia administrativa e operacional, exercendo funções semelhantes às de um batalhão, com atuação exclusiva no município.
Segundo o prefeito Luiz Furlani, a criação da companhia representa a concretização de um projeto aguardado há mais de 30 anos. “Depois de muita luta, entendimento e diálogo, conseguimos tirar do papel um projeto de mais de três décadas. Vamos trabalhar para entregar o mais rápido possível. Quem ganha é a população”, afirmou.
Furlani explicou que o próximo passo será a nomeação do comandante da unidade. As intervenções no prédio já estão em andamento por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Jari Oliveira. “A companhia terá a mesma função de um batalhão. O efetivo, em sua plenitude, pode chegar a até três vezes mais policiais do que o número que hoje atende Barra Mansa. E os resultados apresentados serão exclusivamente do município, com ações direcionadas apenas para a cidade”, completou o prefeito.
Quem também comentou a novidade foi o secretário de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro Coronel PM Marcelo de Menezes Nogueira Carioca. “Depois de muita luta, diálogo, conseguimos tirar do papel esse projeto. Vamos trabalhar para entregar o mais rápido possível esse equipamento tão importante para o município”, disse.

Reestruturação estadual
Ao todo, o decreto prevê a criação de pelo menos 36 novas unidades operacionais e administrativas da Polícia Militar em todo o estado. Segundo o governador Cláudio Castro, a reestruturação busca modernizar a corporação e adequá-la às novas dinâmicas da segurança pública.
“Estamos organizando melhor a estrutura, distribuindo melhor as equipes, dando mais condições de trabalho para os policiais e valorizando também seus familiares. Uma polícia mais forte é uma polícia mais presente nas ruas”, afirmou o governador.