RESENDE
A primeira edição de 2026 do projeto Arte na Capa, promovido pela Prefeitura de Resende por meio da Secretaria Municipal de Cultura, segue aberta ao público até sexta-feira, dia 30. A exposição integra as ações culturais em comemoração ao Dia do Fotógrafo, destacando capas clássicas de discos de vinil do acervo da instituição.
Com o título “Som e Imagem: A Fotografia nas Capas de LP’s”, a mostra reúne trabalhos de fotógrafos de diferentes nacionalidades que marcaram época ao unir imagem e música. O público pode conferir capas icônicas de diversas fases e gêneros da Música Popular Brasileira e da música internacional.
Entre os principais destaques está a capa do disco de estreia do grupo Secos & Molhados, eleita a melhor capa de um disco brasileiro do Século XX em enquete realizada pelo jornal Folha de São Paulo, em 2001. A museóloga Lígia Azevedo, coordenadora do Museu da Imagem e do Som, ressalta que o fotógrafo responsável pela imagem histórica, Antônio Rodrigues, reside atualmente em Resende.
A exposição também apresenta a capa do álbum que lançou Chico Buarque, em 1966, famosa por trazer duas expressões do artista e que, anos depois, se transformou em um meme amplamente difundido nas redes sociais.
Para o secretário de Cultura do município, o vereador Wilson Nunes Duarte Junior, o professor Wilson, a mostra evidencia o papel dos fotógrafos como narradores visuais de seu tempo. “Essas capas se tornaram símbolos culturais, tão marcantes quanto as músicas que representam”, destacou.




