VOLTA REDONDA
O Movimento Ética na Política de Volta Redonda (MEP) realizou, de forma remota, a primeira reunião de organização do Pré-Vestibular Cidadão, dando início ao novo ciclo do projeto. O encontro foi coordenado por Paulo Paulo Vidal e reuniu educadores e integrantes do Movimento. A reunião marcou também a celebração dos 29 anos do MEP, comemorados em 21 de janeiro, ocasião em que foi apresentado o novo mascote do Movimento, ilustrado pela voluntária Beatriz Vidal, simbolizando o espírito coletivo e a alegria que caracterizam as ações da entidade.
Durante o encontro, foi apresentada a minuta do edital de inscrições do Pré-Vestibular Cidadão, que atenderá os núcleos de Niterói, Retiro e Califórnia. O edital será publicado a partir de 1º de fevereiro, com informações sobre critérios de seleção, número de vagas e demais orientações. Também foi discutida a parceria com a Fundação Spínola para a implantação de um novo núcleo no bairro Califórnia. Questões relacionadas aos horários das aulas e à ampliação do corpo docente foram debatidas, com previsão de entrada de novos professores, especialmente nas áreas de Química e Geografia.
SAÚDE DOS ESTUDANTES E AULA COM AGENTE DO MEC
Outro destaque foi a apresentação de um sistema de acompanhamento da saúde dos estudantes, a partir da ficha de inscrição. Professor Saulo Karol, sugeriu criação de equipe formada por médicos e psicólogos, para estudar as fichas e orientar os professores. Na área de infraestrutura, Pedro informou que está em elaboração um edital para captação de recursos destinados à instalação de ar-condicionado em um dos núcleos do projeto. Pedro também confirmou a palestra da Professora Sara Figueiredo, secretária da Secretaria Nacional de Inclusão Social na Educação, do Ministério da Educação, que proferirá a aula inaugural do Pré-Vestibular Cidadão, no dia 2 de março. Na mesma semana também será convidado o cientista José Habdalla Helayel, do CBPF, na articulação do professor Paulo Ricardo, coordenador de matemática.
Ao fim, todos foram convocados para no dia 7 de fevereiro, estarem presencialmente no MEP para juntos com os outros professores definirem horários e o polo de trabalho. Para o conselheiro do MEP, Erique Barcellos, o encontro marcou o ‘pontapé do MEP’ rumo ao novo ciclo do projeto, e foi fundamental para alinhar as ações do ano. Participaram: Geórgia, Pedro, Myrrah, Érique, Saulo, Matheus, Claudio, Daniel, Lucas, Jorge e José Maria da Silva, o Zezinho.
