BARRA MANSA
A transferência da 2ª Companhia do 28° Batalhão de Polícia Militar do bairro Vila Nova para o bairro Bom Pastor, no prédio do antigo CRIAAD, foi o principal assunto da última reunião do ano do Conselho Comunitário de Segurança (CCS). O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 10, na sede da Aciap BM, reunindo autoridades da segurança pública, representantes das entidades empresariais e membros do conselho.
O comandante do 28° BPM, tenente-coronel Sardenberg, destacou que a mudança representa “o melhor movimento que a cidade pode fazer para, gradativamente, Barra Mansa ganhar a 3ª CIA. Independente”, comentou.
Segundo o oficial, o organograma da nova companhia já foi aprovado pelo Governo do Estado, mas a criação deve levar alguns anos por trâmites burocráticos. “O sonho já se tornou realidade, mas agora precisamos trabalhar primeiro para finalizarmos as obras da nova sede da 2ª CIA, que já foram iniciadas. Estamos buscando mais recursos pra que as obras sejam concluídas ainda em 2026”, afirmou o comandante.
Para a presidente do CCS, Regina Dornas Messias, a transferência trará benefícios diretos para o trabalho da corporação e para a população. “Nosso foco agora é transferir a Companhia para o bairro Bom Pastor, onde teremos mais espaço para os policiais trabalharem e também será um local mais acessível para a população, por ser mais próximo ao Centro”, disse Regina, demonstrando expectativa de que a mudança ocorra ainda no primeiro semestre de 2025.
O diretor da Aciap BM, Manoel Duarte, reforçou que a entidade atua há anos pela implantação de uma Companhia Independente no município. “Precisamos que o governo do Estado faça a sua parte para que nossa população ganhe a tão sonhada 3ª CIA. Independente e a Aciap BM não medirá esforços para isso. Enquanto isso não se concretiza, continuaremos lutando por mais recursos, para que o Batalhão consiga concluir as obras no antigo CRIAAD e a 2ª Companhia seja instalada lá”, declarou Duarte.
Já o presidente da CDL, Gleidson Gomes, informou que está articulando apoio parlamentar para garantir recursos à obra da nova sede. “Será muito importante termos a ocupação da 2ª Cia no Bom Pastor e estamos felizes com a notícia de que a implantação da Companhia Independente está em andamento pelo governo do Estado. Gostaria de agradecer ao deputado estadual Jari, que já destinou emendas impositivas para a nova sede e se comprometeu a apresentar novas emendas para ajudar essa importante obra”, concluiu Gleidson.