+
Tempo de leitura: 3 minutos e 29 segundos
+
Quem será o vencedor de Palmeiras x Flamengo, logo mais/18 horas, em Lima/Peru, na decisão da Copa Libertadores da América? Os nomes dos dois se alternam nas respostas dos diferentes palpiteiros. Para a cigana Mãe Michele, depois de um susto que vai tomar durante o jogo, o Flamengo vai dar a volta por cima e vencer. Pai de santo baiano, porém, mais cauteloso, não diz nada. Faz silêncio.
+
A turma dos terreiros de Candomblé de Salvador e do Recôncavo Baiano tem razão em ficar ressabiada. Afinal, 20 anos atrás, um grupo de arqueólogos, escavando próximo ao portão do Estádio Monumental, onde será disputada a partida, encontrou vários esqueletos e múmias de um cemitério pré-inca do complexo arqueológico de Puruchucu. E crânios, que milênios passados foram bola de jogo, também.
+
Estatisticamente, o Palmeiras leva vantagem. Depois do um a zero que o verdão tomou no gol do Nonô, de cabeça, na primeira partida em que os dois se enfrentaram, em 24 de março de 1929, no Estádio da Rua Paysandu, no Rio de Janeiro, quando o paulista e carioca eram sensação nos seus Estados, o Palmeiras acumula 49 vitórias com 209 gols marcados. O Flamengo registra 46 vitórias e 196 gols. 38 empates fecham esse o balanço.
+
Nesses últimos dez anos – 2015 até agora – Flamengo/16 taças e Palmeiras/14 taças voltaram a ser os destaques do cenário esportivo nacional, conquistando títulos ou estando na disputa final das competições. Em quatro das últimas seis edições da Copa Libertadores da América, por exemplo, Flamengo e Palmeiras, um deles se tornou o campeão. Por essa razão, o vencedor será o primeiro time brasileiro tetracampeão da Libertadores.
+
Além disso, quem se sagrar campeão da Libertadores 2025, se classifica para a fase de grupos da Libertadores de 2026, para a Copa Intercontinental/2025, para o Mundial de Clubes/2029 e enfrentará o vencedor da Copa Sul-Americana de 2025, na Recopa Sul-Americana de 2026. E antes de tudo isso acontecer, o campeão – Flamengo ou Palmeiras – ainda pode terminar o ano como Campeão Brasileiro.
+
A chulapada de seis a zero sobre o São Paulo, definitivamente, garantiu a presença do Fluminense/5º/58P na Libertadores de 2026. No domingo, o Botafogo/6º/58P, também garantido, no Morumbi enfrenta o São Paulo. Ontem, quando esta Coluna já estava impressa, o Vasco/13º, acumulando cinco derrotas seguidas, enfrentou o Internacional/15º. Antes do jogo, as chances de rebaixamento eram: Vasco/4% e Internacional/15%.


