Evento em alusão ao Mês da Consciência Negra é realizado em Barra Mansa

Segunda edição da ‘Kizomba’ aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 26, no Corredor Cultural

Por Tânia Cruz
evento em alusão ao mês da consciência negra é realizado em barra mansa gabrel borges1

BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e de Saúde (SMS), do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir) e da Gerência de Promoção de Igualdade Racial (GEPIR), realizou na manhã desta quarta-feira, dia 26, o evento ‘Kizomba’, organizado pelo Centro de Referência de Promoção de Igualdade Racial (Centro PIR), vinculado à SMASDH.
A ação ocorreu no Corredor Cultural, no Centro, e contou com diversas atividades, como ponto de memória com exposição de frases de personalidades negras inspiradoras; orientações sobre direitos humanos; apresentação de roda de jongo; distribuição de lembranças, como sementes de girassol; espaço lúdico infantil com pinturas faciais afro-referenciadas, desenhos de colorir com personalidades negras, contação de histórias afro-brasileiras e brincadeiras temáticas; além de oficina de saúde com vacinação, aferição de pressão e orientações realizadas pela Cruz Vermelha Brasileira de Barra Mansa.
De acordo com a coordenadora do Centro PIR, a psicóloga, Luena Lage, o objetivo do evento foi promover reflexão sobre a importância do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), debater o legado da resistência afro-brasileira no município e fortalecer a luta por direitos e igualdade.
– Estamos realizando a segunda edição da Kizomba, um evento planejado dentro das ações permanentes da unidade. Neste ano, o Centro PIR decidiu ocupar os espaços públicos, e por isso estamos no Corredor Cultural, reafirmando identidade e resistência, demonstrando nossas ações e levando orientações e fortalecimento da autoestima à população – afirmou.
A psicóloga e diretora de Direitos Humanos da SMASDH, Tamires Ferreira, frisou que celebrar o Mês da Consciência Negra é reconhecer a contribuição histórica e cultural do povo afro-brasileiro e reafirmar o compromisso com a promoção da igualdade racial. “A Kizomba fortalece esse propósito ao ocupar espaços públicos com ações socioeducativas e culturais que valorizam nossa ancestralidade e reforçam a importância da defesa contínua dos direitos humanos”, concluiu.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos