VOLTA REDONDA
A Escola Municipal Juarez Antunes, localizada no bairro São Luis, em Volta Redonda, lançou uma série de atividades sobre a Cúpula do Clima das Nações Unidas, a COP 30, e a situação socioambiental de Volta Redonda, com a participação de mais de 200 alunos. O encontro, idealizado pela professora de geografia Taís Alcântara, com o tema ‘O papel da juventude na Justiça Climática Popular’, aconteceu na segunda-feira, dia 10.
Na abertura da série de atividades educativas vinculadas à COP 30, que também teve início na segunda-feira, dia 10, em Belém, os mais de 200 jovens, distribuídos em 11 turmas, participaram de uma tarde de diálogo conduzida pelo Coletivo Democracia Verde, coletivo de educação e justiça climática que realiza formações, ações educativas e articulação comunitária em Volta Redonda; com a mediação do advogado ambiental Rodrigo Beltrão e do geógrafo Diogo Peixoto.
A programação apresentou noções sobre o que é a Conferência das Partes (COP), sua relevância global e local, e promoveu um debate sobre a situação socioambiental de Volta Redonda. Também destacou a importância da participação juvenil na construção de pautas por justiça climática popular. A série de atividades continuará ao longo deste mês com oficinas, rodas de conversa e ações pedagógicas na própria escola. O objetivo, de acordo com os organizadores, é aprofundar os temas debatidos na abertura e fortalecer canais de participação entre juventude e coletivos socioambientais.
Segundo destacou a professora Taís Alcântara, a iniciativa aproxima os jovens das decisões que moldam seu futuro. “Queremos que eles entendam a COP como espaço de políticas reais e como palco para reivindicar direitos ambientais e sociais”, destacou a professora. O advogado Rodrigo Beltrão também falou sobre a iniciativa. Explicou a abordagem adotada, lembrando que busca traduzir a linguagem técnica em reflexão prática. “Os estudantes discutiram causas, impactos e estratégias coletivas para enfrentar os desafios locais de poluição e desigualdade climática”, disse o advogado.
Para o também professor Diogo Peixoto, foi uma grande oportunidade de amadurecer questões vitais e que a atividade integrou saberes escolares e saberes do território. “Foi um exercício de consciência ambiental e de formação cidadã da juventude voltarredondense”, declarou, lembrando que a Escola Municipal Juarez Antunes, e uma unidade de ensino público comprometida com práticas pedagógicas integradas ao contexto local.
Escola de Volta Redonda lança série de atividades sobre a COP-30 com participação de mais de 200 estudantes
Encontro, idealizado pela professora de geografia Taís Alcântara, com o tema ‘O papel da juventude na Justiça Climática Popular’, aconteceu na segunda-feira, dia 10
A programação apresentou noções sobre o que é a Conferência das Partes (COP), sua relevância global e local - Divulgação




