ANGRA DOS REIS
A Polícia Federal deflagrou, quinta-feira, 6, a Operação Maiaú, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico internacional de drogas realizado por rotas marítimas. A investigação foi conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Durante a ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e determinado o sequestro de duas embarcações, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O foco da operação foi atingir integrantes da organização responsáveis pela estrutura logística e financeira do envio de grandes carregamentos de cocaína para a Europa.
As investigações tiveram início em dezembro de 2023, após o monitoramento de uma embarcação do tipo catamarã, adquirida em Angra dos Reis. O barco, que seria utilizado para transportar drogas ao continente europeu, apresentou falhas mecânicas e retornou à costa brasileira. O entorpecente foi então transferido para um pesqueiro e levado até Salvador, onde outra embarcação já estava sendo preparada. Na ocasião, cerca de duas toneladas de cocaína foram apreendidas.
As apurações revelaram um esquema estruturado e com atuação interestadual e internacional, envolvendo diferentes funções dentro da organização, como compra e adaptação de embarcações, transporte e ocultação das drogas.
As equipes da PF cumpriram as medidas judiciais em cidades como São Paulo, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Rio de Janeiro, buscando elementos que comprovem a movimentação financeira e patrimonial dos investigados.