ITATIAIA
O prefeito de Itatiaia, Kaio Márcio Rezende de Paiva, confirmou nesta quinta-feira, dia 30, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para a criação de novos cursos de qualificação profissional voltados a jovens moradores do município. O acordo foi formalizado na quarta-feira, dia 29, e representa, segundo Kaio Márcio, um passo importante na expansão das oportunidades de ensino técnico e inserção no mercado de trabalho.
Segundo o prefeito, a partir do início de 2026, serão abertas 200 vagas gratuitas para os cursos de Assistente de Controle de Qualidade e Assistente de Operações em Logística, que acontecerão em duas unidades da rede municipal: o Colégio Reinaldo Maia Souto e o Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori.

Prefeito Kaio ainda noticiou que a iniciativa deve dobrar o número de oportunidades em 2027 – Redes Sociais
Kaio Márcio lembrou que a iniciativa começou a ser estruturada ainda no final do ano passado, antes mesmo de sua posse, durante uma reunião com o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, no Rio de Janeiro. “Propus uma parceria com a federação para a criação de um polo do Senai em Itatiaia. Como alternativa inicial, decidimos unir as estruturas da Prefeitura e da Firjan para viabilizar os cursos o mais rápido possível. Com o termo de cooperação assinado, já em 2026, usaremos as escolas Reinaldo Maia Souto e Ana Elisa Lisboa Gregori para ofertar 200 vagas de qualificação”, destacou.
O prefeito ressaltou que o objetivo é preparar a mão de obra local para atender às demandas da indústria e do turismo, dois setores estratégicos para o desenvolvimento econômico de Itatiaia. “Essa medida visa qualificar nossa população e garantir que os empregos gerados aqui sejam ocupados por quem mora na cidade. É um grande passo que estamos dando com a assinatura deste termo técnico junto com a Firjan”, afirmou.
Kaio Márcio também adiantou que a parceria prevê a expansão do programa para 2027, quando o número de vagas será dobrado, chegando a 400. “Seguimos trabalhando para que nossos jovens tenham oportunidades reais de aprendizado e de inserção no mercado de trabalho, fortalecendo o desenvolvimento social e econômico de Itatiaia”, concluiu.
De acordo com a Prefeitura de Itatiaia, a colaboração com a Firjan permitirá que os cursos contem com toda a estrutura e metodologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), reconhecida pela excelência na formação profissional em todo o estado. “A expectativa é que o programa estimule a permanência dos jovens na cidade, gerando qualificação e empregabilidade alinhadas às necessidades do setor produtivo local”, complementou o chefe do Executivo.




