ESTADO
De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central, entre janeiro e julho deste ano, a atividade econômica do Estado do Rio apresentou crescimento de 2,5%.
O indicador, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), mostra que o Rio de Janeiro atingiu 115 pontos, a melhor pontuação de toda a série histórica, iniciada em 2003, quando o estado ficou com 77,5 pontos, e é superior à média da região Sudeste, que foi de 114,8 pontos.
Para o governador Cláudio Castro, esse resultado é a confirmação de que o Rio de Janeiro vive um momento de transformação real na sua economia. “E isso é fruto de uma gestão comprometida com a responsabilidade fiscal, o incentivo a investimentos e o fortalecimento dos setores produtivos, para que o estado se desenvolva de maneira equilibrada e sustentável, gerando oportunidades, empregos e renda para todos”, declara.
De acordo com os dados do Banco Central, na passagem de junho para julho o crescimento do IBCR do Estado do Rio foi de 6,2%, também acima da média da região Sudeste, que ficou em 2,3%. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, o melhor desempenho fluminense é impulsionado por diferentes setores. “O Estado tem acumulado indicadores positivos de produção industrial, comércio e serviços, fruto de políticas públicas mais alinhadas com a realidade e as necessidades dos setores econômicos, acesso ao crédito e iniciativas de atração de investimentos que geram emprego e renda para a população”, destaca o secretário.