VOLTA REDONDA
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, atendeu a mais 13 pacientes no último mutirão de cirurgias, realizado no sábado, dia 25, e segunda-feira, dia 27, quando o município celebrou antecipadamente o feriado pelo Dia do Servidor Público, dia 28. Entre os procedimentos executados estão quatro colecistectomias videolaparoscópicas. No sábado, foi atendida uma paciente de 36 anos, enquanto outros três pacientes, entre 35 e 50 anos, foram atendidos pelo dr. Lucas na segunda-feira.
A colecistectomia videolaparoscópica consiste na remoção da vesícula biliar por meio de pequenas incisões, em que são utilizados uma câmera e instrumentos cirúrgicos. O procedimento é minimamente invasivo, reduzindo dor e tempo de recuperação, sendo indicado para tratar cálculos e inflamações na vesícula.
O doutor Lucas também atendeu na segunda a outros dois pacientes, com 51 e 61 anos, que foram submetidos a hernioplastia inguinal, cirurgia que tem por finalidade reparar hérnias na região da virilha. O procedimento reforça a parede abdominal debilitada, geralmente com a inserção de uma tela, prevenindo o retorno da hérnia. É realizado por técnica aberta ou laparoscópica, proporcionando recuperação rápida e alívio dos sintomas.
Ortopedia
O mutirão também teve a realização de cirurgias ortopédicas. No sábado, o dr. Flávio Reis – que também é diretor-médico do HSJB – realizou uma artroplastia total de joelho direito em um paciente de 74 anos. Na segunda, os doutores Bernardo e Raphael Marchitto atenderam a seis pacientes, com idades entre 15 e 72 anos. Eles foram submetidos a osteossíntese de fratura de tornozelo direito; osteeossíntese de fratura distal de rádio direito (três); videoartroscopia em joelho esquerdo com retirada de parafuso intra-articular em joelho esquerdo; e osteossíntese de fratura de fêmur direito.
Os mutirões cirúrgicos realizados nos fins de semana e feriados permitem que o Hospital São João Batista amplie os atendimentos aos moradores de Volta Redonda. A ação otimiza a agenda durante a semana, reservando vagas para cirurgias eletivas e emergências, reforçando o HSJB como unidade de pronto atendimento. “O mutirão agiliza o serviço e maximiza a estrutura do hospital, demonstrando o compromisso do São João Batista com a saúde pública. O sucesso da ação é fruto do esforço dos médicos e da direção do nosso hospital”, concluiu o prefeito Antonio Francisco Neto.


