Piraí
Policiais da 94ª Delegacia de Polícia (DP) prenderam em flagrante, quinta-feira, 2, uma mulher de 50 anos, seu filho de 30, e um homem de 42, acusados de estelionato contra idosa e crime contra as relações de consumo no bairro Asilo. O trio se passava por técnicos uniformizados, usava panfletos falsos e convencia vítimas a comprar purificadores superfaturados após um falso “teste de água”.
Segundo o delegado Antonio Furtado, “eles colocaram um produto químico na amostra de água, que ficou amarela, e disseram que poderia causar hepatite. Com isso, convenceram a vítima de 71 anos a comprar um purificador por R$ 840, acreditando que estava protegendo sua saúde”.
A fraude só foi descoberta porque o sobrinho da aposentada desconfiou do negócio e acionou a polícia. “Determinamos diligências imediatas e os agentes flagraram o trio na porta da casa, prestes a fugir”, contou o delegado.
Ainda de acordo com Furtado, os criminosos já aplicavam o mesmo golpe em diferentes cidades desde 2020. “Constatamos que chegaram a cobrar R$ 960 da vítima, além de enganar outros idosos em situações semelhantes. É um crime de crueldade e manipulação, explorando o medo das pessoas”, destacou.
Os três foram autuados e podem pegar até 13 anos de prisão. “Acreditamos que existam mais vítimas e pedimos que procurem a delegacia para registrar ocorrência”, concluiu o delegado.