RESENDE
O Diretório Estadual do Cidadania 23 realiza neste sábado, dia 4 de outubro de 2025, o Congresso Municipal Sul Fluminense, que reunirá lideranças partidárias e representantes da sociedade civil para discutir pautas essenciais sobre o futuro do partido, de Resende, do Estado e do país. O evento será realizado das 9 às 13 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Resende, localizado na Praça Oliveira Botelho, no Centro Histórico. Entre as presenças confirmadas estão o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, Welberth Rezende, presidente estadual do Cidadania, o vice-presidente do partido, Jayme Muniz, além de lideranças locais como Edson Brasil, presidente do Diretório Municipal e o vereador, Tiago Forastieri e regionais estratégicas na política fluminense.

Segundo Jayme Muniz, o congresso também terá papel estratégico na preparação para as eleições de 2026 – Divulgação
De acordo com Jayme Muniz, o partido mantém a tradição de não operar com direções provisórias, realizando congressos municipais para eleger suas direções de forma definitiva. “O Cidadania 23, antigo PPS, sempre realiza congressos municipais para fortalecer suas estruturas locais, garantindo que a gestão partidária seja consolidada e democrática”, explicou Muniz. Ele destacou ainda que o congresso em Resende faz parte de uma série de eventos promovidos pelo partido em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Além de Resende, já foram realizados congressos na capital, no auditório da Cândido Mendes, no Leste Metropolitano, em Niterói, e na região Serrana, em Teresópolis. A escolha de Resende para sediar o congresso da região Sul Fluminense reforça a relevância política e estratégica da cidade para o partido”, afirmou.
Durante o congresso, serão debatidos temas centrais que impactam diretamente a atuação do Cidadania e a política local, incluindo a conjuntura política estadual e federal, o cenário eleitoral do partido, a montagem das nominatas e a federação com o PSB. A presença de lideranças de mais de dez cidades da região, além de grandes nomes do partido em Resende e convidados de outras siglas, promete enriquecer os debates sobre políticas públicas, ética na política e estratégias eleitorais.
O congresso também terá papel estratégico na preparação para as eleições de 2026. Segundo Jayme Muniz, o partido pretende lançar candidaturas importantes na região e acredita que o evento será fundamental para organizar as nominatas e fortalecer estratégias eleitorais. “Estamos muito animados e confiantes de que o Cidadania 23 conseguirá seu melhor resultado eleitoral na eleição estadual dos últimos 16 anos”, afirmou.
Além da mobilização interna, o Cidadania convidou a sociedade a participar do congresso. A direção partidária reforça a importância do diálogo democrático, sobretudo em um período de tensão política no país. “O Cidadania 23 sempre se pautou pela ética e pelo compromisso com a democracia. O diálogo é nossa maior ferramenta na política, e este congresso é uma oportunidade de aproximar o partido da sociedade e de discutir soluções para os desafios do município e da região”, destacou Muniz.