BARRA MANSA
Uma série de atividades foi realizada pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbana (SMMU) de Barra Mansa, ao longo desta semana em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A iniciativa foi organizada pela Comissão de Segurança no Trabalho da SMMU e contou com palestras, momentos de reflexão e atividades culturais para os servidores.
Entre os palestrantes estiveram o pastor César Tomé, coordenador do Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas) de Barra Mansa; Joel Valcir, presidente da Comissão de Ética do governo municipal; estudantes de Biomedicina do UBM; e Thiago Félix, representante da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Cada um abordou temas relacionados à saúde mental, valorização da vida, combate ao uso de álcool e drogas, e cuidados com o bem-estar físico e emocional dos servidores.
Durante os encontros, foi anunciada a implementação de uma política de combate ao uso de álcool e drogas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), reforçando o compromisso da SMMU com a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.
O encerramento das atividades aconteceu nesta sexta-feira, 26, com um café da manhã em homenagem aos aniversariantes do mês e uma apresentação musical dos artistas Giliade Lima e Maxwel Prado, trazendo um momento de integração e descontração para os servidores.
Para o secretário municipal de Manutenção Urbana, Fanuel Fernando, a semana foi um marco importante. “A SMMU não é apenas um setor que cuida da cidade, mas também de quem cuida dela. Essa semana mostramos que é possível falar de temas sensíveis com acolhimento e respeito, valorizando cada servidor. Com as novas políticas anunciadas, reforçamos nosso compromisso com a saúde, a vida e o bem-estar de todos que fazem parte da nossa secretaria”, destacou.