SÃO PAULO/RESENDE
A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira, dia 25, em Itaquaquecetuba (SP), o sexto suspeito de envolvimento no assalto à residência da mãe e dos avós maternos do senador Flávio Bolsonaro (PL), em Resende. A ação foi conduzida por agentes da 89ª Delegacia de Polícia (DP), sob a coordenação do delegado titular Michel Floroschk, com apoio de policiais civis do Estado de São Paulo.
O homem, de 44 anos, foi localizado no bairro Estância Paraíso, onde trabalhava como bombeiro civil em uma empresa local. Ele foi detido e está sendo transferido para a sede da Delegacia de Resende.
Segundo o delegado Michel Floroschk, que acompanhou toda a operação em São Paulo, esse suspeito já estava sendo investigado desde o início. “Ele é o dono de um dos veículos utilizados no crime. As investigações demonstraram que ele adquiriu anteriormente ao roubo diversos equipamentos, o que nos leva a crer que ele determinou a ação do grupo. Além disso, no dia anterior ao crime, ele e os outros comparsas rondaram a casa da família por aproximadamente cinco horas”, explicou.

Delegado Michel Floroschk aponta preso como mentor da ação criminosa – Divulgação Polícia Civil
O delegado acrescentou que, após o assalto, o homem fugiu para São Paulo e passou a trabalhar de fachada em uma empresa. “Ele já sabia da investigação. Quando chegamos ao local, se rendeu e confessou participação no crime. Todavia disse que queria ter participado de um furto e não de um roubo. Ele confessou e indicou a participação de todos os demais”, disse Floroschk.
Ainda segundo o delegado, a investigação segue para a etapa final. “Agora o inquérito avança para a conclusão, com as provas e dados colhidos, e vamos encerrar as investigações com o pedido de prisão preventiva de todos eles”, afirmou.
O assalto
O crime ocorreu em 24 de agosto, no bairro Vila Julieta, em Resende. Dois criminosos encapuzados invadiram a residência onde estavam a mãe de Flávio Bolsonaro, de 65 anos, e os avós do senador, de 87 e 85 anos. As vítimas foram rendidas sob a mira de armas, amordaçadas e obrigadas a fornecer informações sobre dinheiro e joias.
Na fuga, os assaltantes levaram joias, celulares e um veículo Ford Focus preto da família. O carro foi encontrado abandonado horas depois na cidade de Arapeí (SP), a cerca de 20 km de Resende, e encaminhado para perícia pela 89ª DP.
A investigação
Desde o dia do crime, a Polícia Civil da 89ª DP, em conjunto com policiais de São Paulo, realizou diversas diligências. Foram coletadas imagens, identificados veículos utilizados na fuga e analisadas evidências que permitiram a prisão de cinco dos seis suspeitos. O quarto e quinto criminosos foram capturados no início de setembro em Resende. Outros dois homens e uma mulher haviam sido detidos no dia 29 de agosto, no bairro Paraíso, também em Resende. Na ocasião, a polícia apreendeu um revólver, munições, um simulacro de pistola, toucas ninjas, celulares e roupas usadas na ação criminosa. Os bens roubados foram recuperados e reconhecidos pelas vítimas. O sexto suspeito, detido em Itaquaquecetuba, era apontado como responsável pelo planejamento do assalto. Com ele, os agentes apreenderam um celular que pode ajudar a esclarecer detalhes da ação.