VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda segue investindo na formação dos profissionais da Educação e modernização das ferramentas de ensino. A mais recente iniciativa foi a certificação de aproximadamente 200 professores da Rede Municipal como Educadores Google, programa da empresa de tecnologia que treina e certifica profissionais para utilizarem as ferramentas desenvolvidas para a área educacional.
De acordo com Bruno Moreira, coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Educação (SME), o programa é dividido em dois níveis: 1 (básico) e 2 (avançado), e a certificação é conquistada através de exames. E para que a avaliação tivesse êxito, a secretaria promoveu um treinamento virtual com os professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), participantes do projeto, que durou pouco mais de um mês. “Nós preparamos todo o material, foram 12 lições, e as videoaulas de forma bem objetiva, e esse material foi sendo disponibilizado no Google Sala de Aula. Após a formação, os professores fizeram os exames para o nível 1, e os aprovados foram selecionados para fazer para o nível 2, abordando as ferramentas do Google Workspace, tanto a parte teórica quanto a prática, ensinando os professores a manusearem e a trazerem a ferramenta para o contexto pedagógico, da aplicabilidade delas no dia a dia”, explicou Bruno.
A Secretaria Municipal de Educação destaca que a certificação Educador Google proporciona profissionais mais preparados, o avanço no uso dos recursos tecnológicos na sala de aula e um ensino mais interativo. “A certificação impactou diretamente minha prática: passei a explorar recursos que antes não usava e a perceber como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para engajar os estudantes”, contou a professora Laura Esperança, da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O coordenador Bruno Moreira explica que a certificação do Educador Google faz parte do projeto de transformação digital da SME que começou no início do ano, envolvendo sete escolas dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo principal é fomentar o uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica desenvolvida no dia a dia das escolas.
“Com foco principalmente nos recursos do Google Workspace, porque hoje é o nosso carro-chefe de tecnologia na sala de aula. A gente tem os Chromebooks, os alunos todos têm as contas institucionais. E temos fomentado bastante o uso desses recursos não só com o professor de tecnologia e inovação, mas também nas outras áreas do conhecimento”, frisou Bruno.
O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, destacou outros benefícios que a formação e certificação promove na rede municipal. “A modernização do ensino é fundamental para acompanhar os avanços tecnológicos e torna as aulas mais atraentes para os estudantes. E tem a questão da autoestima dos profissionais, que se sentem mais valorizados. Isso só torna o ambiente de aprendizado cada vez mais adequado à realidade e beneficia tanto profissionais quanto estudantes.”
O prefeito Antonio Francisco Neto parabenizou o trabalho desenvolvido e ressaltou a importância do investimento na educação. “Investimos em computadores, televisores smart e outros equipamentos, assim como na reforma de escolas e outras melhorias. Todo esse investimento faz com que a educação de Volta Redonda seja cada vez mais referência no setor.”
Professores da Rede Municipal de Volta Redonda são certificados como Educadores Google
Duzentos profissionais passaram por treinamento da Secretaria de Educação antes dos exames que avaliam e concedem formação da empresa de tecnologia
O programa é dividido em dois níveis e a certificação é conquistada através de exames - Divulgação/SME

