BARRA MANSA
Teve início nesta início quarta-feira, dia 10, à capacitação de 32 novos agentes comunitários de saúde, que em breve atuarão nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. O evento, que está sendo realizado pela Secretaria de Saúde, aconteceu no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), que cedeu o espaço para a formação dos novos profissionais.
A capacitação teve como objetivo preparar os agentes para as funções essenciais que desempenharão nas comunidades, atuando diretamente no cuidado e acompanhamento de famílias, promoção da saúde, e prevenção de doenças. A coordenadora da Atenção Básica de Barra Mansa, Adriana Alves, ressaltou a relevância da chegada dos novos agentes, destacando o impacto positivo que eles terão no atendimento à população.
“A integração desses novos profissionais nas equipes de ESF é um passo importante para melhorar a qualidade dos serviços de saúde em nosso município. Eles serão fundamentais para estreitar o relacionamento entre a população e os serviços de saúde, ampliando o acesso e contribuindo para um atendimento mais próximo e eficaz”,afirmou Adriana.
Os agentes comunitários têm papel fundamental nas equipes da Estratégia de Saúde da Família, realizando visitas domiciliares, orientando sobre cuidados com a saúde, e monitorando condições específicas de saúde de grupos vulneráveis como gestantes, crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas. Eles também são responsáveis pela identificação precoce de situações de risco e pelo fortalecimento da rede de apoio às famílias.


