RESENDE
A cidade comemorou neste domingo, dia 7 de setembro, o 203º aniversário da Independência do Brasil com um desfile cívico-militar tradicional, realizado no bairro Jardim Jalisco.
A solenidade começou com a execução dos hinos Nacional e da Independência, seguida da revista às tropas feita pelo prefeito Tande Vieira, ao lado do comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), general Marcus Vinicius Gomes Bonifácio.
Participaram do evento diversas instituições de ensino, como fanfarras e escolas municipais e estaduais – incluindo E.M. Hetelvina Carneiro, E.M. Moacir Coelho, E.M. Coronel Arthur Baptista Filho, E.M. Jardim das Acácias, E.M. Bilíngue Rompendo o Silêncio, o Ciep 489 – Augusto de Carvalho, o Ciep 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues, E.M. Júlio Verne, E.M. Noel de Carvalho, E.M. Prof. Oswaldo Camões, E.M. Getúlio Vargas e o Colégio Estadual Aníbal Benévolo, entre outros.
Também desfilou a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), acompanhada da sua banda, com representantes do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM), do 23º Grupamento de Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, da Cruz Vermelha, bem como membros de grupos como Escoteiros, Desbravadores e Aventureiros, Pestalozzi, o Centro de Convivência de Idosos e a fanfarra Ana Cristina.
Para viabilizar o evento, houve interdição temporária das ruas Pandiá Calógeras, Mário Periquito, Xavier de Lima, Allan Kardec, José de Melo, Sarquis José Sarquis, além da Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha (Beira Rio). O bloqueio das vias ocorreu entre 7 e 13 horas, contemplando montagem, realização e desmontagem. A Guarda Municipal de Resende esteve presente para orientar e auxiliar os motoristas que precisaram passar pelo local.