VOLTA REDONDA
Fundada em 27 de junho de 1974, a Associação Nipo Brasileira de Volta Redonda e Barra Mansa (ANBVR/BM) segue buscando cumprir seu principal objetivo, que é reunir a comunidade japonesa e descendente na cidade e região, manter viva a cultura japonesa através da promoção de tradições, danças e símbolos, e passá-los para as novas gerações. Além disso, a associação busca promover a interação com pessoas não descendentes por meio de diversas atividades e levar a cultura japonesa para o público externo.
Com sede própria na Rua Honduras, 42, no bairro Vila Americana, a ANBVR/BM conta com uma Diretoria formada pela atual presidente Kumiko Ana Lúcia Nishi, e vice-presidente, Ricardo Amanuma, além de tesoureiro, secretárias, coordenador de esporte e Conselho. A diretoria é escolhida a cada dois anos por votação do Conselho e Diretoria. Cerca de cem pessoas participam ativamente das atividades promovidas pela associação, como voluntários, já que não conta com sócios.
A presidente da ANBVR/BM contou ao A VOZ DA CIDADE que a entidade é mantida pelos próprios membros e com a realização de atividades, como a venda de comidas típicas japonesas, entre elas o yakisoba, sushi e tempurá na própria sede. Vale ressaltar que a base da culinária japonesa é o arroz, servido com diversos acompanhamentos como peixe, vegetais e tofu, comidas típicas japonesa.
Outra atividade da associação em Volta Redonda, que reúne anualmente a comunidade japonesa da cidade e região, é o Undokai. Neste ano, o evento aconteceu no último dia 17, na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, Seu Nula, no bairro Voldac. Segundo explicou a presidente da ANBVR/BM, o Undokai é um evento poliesportivo japonês, geralmente traduzido como ‘gincana esportiva’ ou ‘reunião de exercícios’, que promove a interação entre famílias e a comunidade por meio de atividades físicas e brincadeiras. “O evento é marcado por um espírito de união, diversão e participação de todos, sem o foco na competição acirrada, segundo o site Mundo Educação”, informou Kumiko Ana Lúcia Nishi, lembrando que o termo Undokai é japonês, onde ‘undo’ significa movimento ou exercício, e ‘kai’ significa reunião ou encontro.
GINCANA POLIESPORTIVA
Ainda segundo a presidente da ANBVR/BM, apesar de literalmente significar ‘reunião de exercícios’, o termo é usado para descrever uma gincana poliesportiva, onde o objetivo principal é a diversão e a integração, mais do que a competição. “O evento é voltado para famílias e a comunidade em geral, incluindo crianças, adultos e idosos”, contou Ana Lúcia Nishi, que o evento, realizado anualmente, promove o trabalho em equipe, o respeito, a cooperação e a integração, valores importantes na cultura japonesa. Além das gincanas, tem também o Motiyori, aquele almoço comunitário onde cada um leva um prato para compartilhar. “Uma forma linda de dividir responsabilidades e fortalecer laços”, disse a presidente. Para a presidente, foi um dia de importante celebração da cultura, com representantes da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Valença e Rio das Flores, com os membros da ANBVR/BM.
Ana Lúcia Nishi relatou também que o evento deste ano, em Volta Redonda, contou com presenças ilustres, como a do Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe. Ele conduziu o Rádio Taisso, a famosa ginástica japonesa transmitida diariamente pela NHK no Japão. A outra presença foi a do deputado estadual Munir Neto. O parlamentar destacou a satisfação de ter participado da tradição japonesa que significa muito para os descendentes. Declarou que a associação mantém viva essa tradição, que valoriza a união da comunidade, a participação em família e, claro, muita diversão. Para a presidente, foi um dia de celebração da cultura, com representantes da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Valença e Rio das Flôres, com os membros da ANBVR/BM.
ANBVR/BM completa 51 anos mantendo viva a cultura japonesa na região
Com sede própria no bairro Vila Americana, na Cidade do Aço, a Associação Nipo Brasileira de Volta Redonda e Barra Mansa conta com uma Diretoria formada por presidente, vice e outros membros
O Cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro conduziu o Rádio Taisso, famosa ginástica japonesa na abertura do Undokai 2025 - Divulgação




