Águas de Paraty amplia ações do Programa Olhar Ambiental Trata Óleo

Iniciativa fortalece o Programa Municipal ‘Não Jogue Seu Óleo Pelo Ralo’ com a inserção de novos pontos de entrega voluntária

Por Tânia Cruz
Águas de paraty amplia ações do programa olhar ambiental trata Óleo divulgação

PARATY
Águas de Paraty implantou mais um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de óleo vegetal usado, para reforçar as ações do Programa Olhar Ambiental Trata Óleo no município. Moradores de Paraty podem destinar corretamente o resíduo na sede da Guarda Municipal, localizada na Rua D, Vila Colonial.
O Olhar Ambiental Trata Óleo é desenvolvido em parceria com a cooperativa Serra do Mar e integra o Programa Municipal ‘Não Jogue Seu Óleo Pelo Ralo’, regulamentado pela Lei Municipal nº 1.743/2010. Desde o início do ano, já foram destinados mais de 570 litros de óleo para reciclagem. A cidade conta com seis PEVs distribuídos em diferentes regiões. A meta é ampliar o alcance, principalmente junto à comunidade escolar, com a inserção de mais três pontos de entrega voluntária até dezembro.
Para assegurar o cumprimento da legislação, as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Segurança e Ordem Pública, em conjunto com o Grupamento Ambiental Marítimo (GAM), reforçarão a fiscalização em restaurantes locais, verificando a forma como os estabelecimentos realizam a destinação do resíduo. “O programa Olhar Ambiental Trata Óleo vem atuando como uma ponte para a construção de uma Paraty mais sustentável. Com essa parceria, geramos ainda mais valor para o nosso meio ambiente, contribuindo com a preservação do ecossistema e evitando a contaminação que esse resíduo pode provocar em solos, rios e mares quando descartado de forma incorreta. Comemoramos os resultados alcançados até aqui e temos expectativas positivas para que o projeto sensibilize e mude o comportamento de cada vez mais pessoas”, destaca a analista de Meio Ambiente da Águas de Paraty, Raquel Freitas.
O Programa Olhar Ambiental Trata Óleo faz parte das ações de responsabilidade social do Grupo Águas do Brasil, através do incentivo da reciclagem do óleo de cozinha usado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e do IBGE, cerca de um bilhão de litros de óleo são descartados de forma incorreta anualmente no Brasil. A iniciativa se apresenta como uma ferramenta importante para a mudança desse cenário.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos