Curso com cães para atendimento a pessoas com deficiência poderá ser implantado em Barra Mansa

Assunto foi abordado em reunião nesta sexta-feira; iniciativa deve ampliar políticas públicas de inclusão no município

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 08 22 at 14.16.50

BARRA MANSA

Em reunião nesta sexta-feira, dia 22,  a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência de Barra Mansa, Luciana Alves, recebeu a coordenadora do Gepac – Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Serviços Assistidos por Cães – e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Vanessa Breia, para a apresentação do curso de extensão em Intervenções Assistidas por Animais com Cães.

O encontro contou ainda com a presença de Grasielle Coimbra Rezende, coordenadora da Casa Azul; do fundador do Instituto Amor de Cão, o adestrador Carlos Sardinha; do inspetor Glécio Fabiano de Moura, da Guarda Ambiental de Barra Mansa; de Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, da Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais; além de profissionais do CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil).

A iniciativa busca proporcionar diversas oportunidades de capacitação para agentes públicos, com o objetivo de implantar um serviço de atendimento voltado a adultos, jovens e crianças nas áreas de saúde, educação e assistência social. A proposta visa qualificar os profissionais por meio de formação teórica e prática, preparando-os para atuar em Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) junto ao público atendido.

A professora Vanessa Breia destacou que o curso já tem aplicação em esfera estadual e ressaltou a relevância de sua expansão para novos contextos, sobretudo diante da importância da compreensão da neurodiversidade.

“O projeto de serviços assistidos por cães, iniciado no âmbito estadual com profissionais da saúde, educação, segurança pública e assistência social, vem se consolidando ao longo dos últimos anos e agora chega a Barra Mansa. A proposta é ampliar esse trabalho para o nível municipal, qualificando equipes e oferecendo uma ferramenta inovadora que contribua diretamente para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”,  frisou a coordenadora.

De acordo com a vice-prefeita Luciana Alves, o compromisso da administração municipal é transformar a iniciativa em uma ação estruturada, compreendendo as necessidades de novas iniciativas em atendimentos para a população.

“Nosso objetivo é colaborar de forma efetiva para que esta experiência se transforme em um projeto organizado, capaz de qualificar equipes, preparar servidores e ampliar o atendimento às pessoas com deficiência. Com o envolvimento de instituições locais, poderemos implementar uma ação inovadora que fortaleça a inclusão e promova o desenvolvimento da nossa rede de cuidados”, destacou Luciana

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos