PAÍS
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a segunda fase da Operação Oasis 14, que mira uma organização criminosa responsável por fraudes ao sistema financeiro e a programas sociais, com prejuízo estimado em mais de R$ 110 milhões. Cerca de 140 agentes cumprem 26 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão em oito cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo.
A investigação revelou o uso de mais de 330 empresas de fachada, participação de servidores da Caixa Econômica Federal e de funcionários de bancos privados, além da utilização de documentos falsos e de “laranjas” para movimentar recursos. Somente contra a Caixa, o prejuízo documentado passa de R$ 33 milhões.
Os investigados devem responder por organização criminosa, estelionato qualificado, crimes contra o sistema financeiro, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Em São Pedro da Aldeia, um dos alvos também foi preso em flagrante por posse ilegal de arma após a apreensão de um revólver com seis munições em sua residê
ncia.