RODADA DE NEGÓCIOS DA TRIGO
A Rodada de Negócios do Grupo Trigo aconteceu na tarde de ontem, em Volta Redonda. Com a participação de 84 empresas da cidade e região Sul Fluminense, a reunião visava apresentar novos fornecedores do grupo alimentício. A ideia também foi de aproximar as empresas estabelecidas na região para que possam oferecer seus serviços para suprir as demandas de produtos e serviços da empresa âncora, incrementando assim os negócios na cidade.
PARCERIAS E NETWORKING
O evento aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril. O secretário Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, disse que o encontro visava ajudar o empresário a ampliar seu leque de fornecedores de produtos e serviços, garantindo a promoção de parcerias por meio do networking.
CAMPANHA MUNICIPAL DE MULTIVACINAÇÃO
A prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover, de 23 a 27 de julho, uma campanha municipal de multivacinação, com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação das crianças de zero até cinco anos de idade, ou seja, quatro anos, 11 meses e 29 dias. Para atualizar a vacinação dos pequenos, a população deve comparecer a uma unidade de saúde do município, de 8 às 16h30min.
PMS DE ÁREAS TURÍSTICAS SERÃO CAPACITADOS
O Fórum de Segurança Turística, promovido pela Polícia Militar (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas – BPTur) na última terça-feira em Angra dos Reis, levantou algumas questões para o setor, entre elas a capacitação de policiais no atendimento ao turista. A ideia é ampliar a atuação para a Costa Verde e outras áreas capacitando policiais “Policiais do nosso batalhão são bilíngues e treinados para melhor atender em áreas de interesse turístico. Vamos trazer a capacitação dos policiais da capital para outras unidades do estado”, garantiu a tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira do BPTur.
ESPECIALISTAS
O BPTur é especializado em atender áreas com grande fluxo de turistas na capital, atuando inclusive em grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O Fórum de Segurança Turística teve o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, e da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH-RJ).
GMBM REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA
A Guarda Municipal de Barra Mansa deu continuidade esta semana à campanha de Educação no Trânsito para motoristas. A abordagem aconteceu ontem na Rua Alfredo de Barros, no bairro Saudade. Cerca de 93 condutores de veículos e motos foram orientados quanto ao uso de equipamentos obrigatórios como capacete, cinco de segurança e cadeirinha para crianças. Durante a campanha, nenhum motorista foi autuado por infração.
ITENS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOS
O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, avaliou a campanha como fundamental para segurança no trânsito. “O foco é geral, tanto para motos, automóveis e até mesmo para pedestres. O principal objetivo é conscientizar as pessoas para redução de acidentes. O trânsito hoje mata muito, gera muitas lesões que podem ser prevenidas com uso de capacetes, farol acesos, vestimentas adequadas e o uso do cinto para todos os ocupantes do veículo. Vamos seguir para mais pontos da cidade e esperamos que essa orientação estimule os moradores para o uso consciente dos veículos”, enfatizou Joel.
RECESSO ESCOLAR
Alunos das 67 escolas da rede municipal de Barra Mansa entraram ontem em recesso escolar por duas semanas. Os 18.446 mil estudantes das creches, educação infantil e do ensino fundamental retomam as atividades no dia 30 deste mês.
REPOSIÇÃO DE AULAS
Para compensar os dias de suspensão das aulas em decorrência da greve dos caminhoneiros e dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo e cumprir os 200 dias letivos, determinados pela Lei nº 9.394/1966 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -, a Secretaria de Educação já elaborou o calendário de reposição. Parte das aulas aconteceu nos dias 14, 16 e 17 de julho e prossegue no dia 11 de agosto. No dia 3 de outubro, o desfile cívico escolar em comemoração ao aniversário da cidade também será contabilizado como dia letivo.
HORÁRIO INTEGRAL APROVADO
Com relação à implantação da educação em tempo integral em cinco unidades escolares, o secretário afirmou que os resultados obtidos nos primeiros meses foram satisfatórios. “Conseguimos transpor um grande obstáculo que era a aceitação dos pais e dos próprios alunos à ampliação da carga horária nessas escolas. Eles começaram a perceber a importância de adquirir novos conhecimentos e habilidades, como o xadrez, os idiomas e o empreendedorismo, atividades propostas pela matriz curricular do Ensino Fundamental”, destacou o secretário.
PLUVIÔMETRO AUTOMÁTICO
Pinheiral está comemorando mais uma conquista. A cidade foi contemplada com um pluviômetro automático, equipamento que tem como objetivo melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. A instalação do pluviômetro faz parte da política preventiva estabelecida pelo Departamento de Defesa Civil e foi viabilizada através de um Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Defesa Civil, e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.
EQUIPAMENTO METEOROLÓGICO
O pluviômetro automático recolhe e mede em milímetros a quantidade e a intensidade das chuvas que possam deflagrar, por exemplo, deslizamentos de terras, inundações e enxurradas. O diretor da Defesa Civil Municipal, Dickson Widmann, explicou que o aparelho tende a coletar os dados em tempo real, a partir de uma simples consulta ao site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden).
DETRAN ITINERANTE
O serviço de vistoria itinerante do Detran esteve em Barra Mansa, no Parque da Cidade, na última terça-feira realizando o licenciamento anual de veículos dos moradores da região. Na próxima sexta-feira, o atendimento será em Petrópolis, no Parque de Exposições, em Itaipava. Para agendar o serviço, os motoristas devem ligar para 0800-0204040 ou acessar o sitewww.detran.rj.gov.br. As cidades foram definidas de acordo com a demanda reprimida de atendimento das regiões do estado do Rio de Janeiro. Além de Barra Mansa e de Petrópolis, Cabo Frio, Campos e Nova Friburgo também vão receber o serviço ao longo do mês de julho.
PLANTIO NO PÓRTICO EM PORTO REAL
A prefeitura de Porto Real, por meio das Secretarias de Ordem Pública e de Meio Ambiente, realizaram ontem, o plantio de mudas no pórtico de entrada do município, no bairro São José. A ação, que envolveu as equipes da Defesa Civil, do Meio Ambiente e da Guarda Ambiental, consistiu no plantio de 20 mudas da espécie Ipê. Além do prefeito Ailton Marques (PDT), participaram do evento autoridades municipais e o vereador Carlos Antônio de Lima, o Carlinhos Tchaia (MDB).
ÁREA VERDE AMPLIADA
O secretário de Ordem Pública, Elias Vargas, disse que a programação faz parte da ideia de promover proteção e ampliação da presença das plantas e flores nas áreas verdes do município. “Queremos valorizar uma das entradas da cidade, deixando-a mais atraente e bonita, aliando isso com a importância da consciência ambiental, que é bastante considerada”, disse Vargas.
TRABALHO A LONGO PRAZO
“Esse é um trabalho a longo prazo, pois as mudas irão florescer em dois anos. Atualmente nosso intuito é aumentar a quantidade de vegetação no município e, tornar uma característica de uma das entradas da cidade a questão de estar florida, além de proporcionar benefícios ambientais trará ainda o visual”, analisou o secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo.
RODA DE CONVERSA SOBRE A MULHER NEGRA
Promover o debate e levar informações importantes para as mulheres negras de Resende sobre temas como cidadania e política. Esse é o objetivo da Roda de Conversa que acontece neste sábado, dia 21, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco. O evento tem início às 10 horas e é promovido pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do município. Convidadas abordarão temas pertinentes ao espaço da mulher negra na sociedade e incentivarão o debate sobre o assunto.
UM FATO NA FOTO
Faltam vagas e educação
“Agora, em Barra Mansa, mais um flagrante do desrespeito, uma moto estacionada na ‘vaga do idoso’. Evidente que o motoqueiro não tem direito ao espaço porque não havia cartão de identificação. Eu, que sou idosa, tive que buscar um estacionamento particular porque não havia vagas disponíveis na rua. Chamei o policial e comuniquei a infração”. O desabafo é da publicitária Teresa Repsold, de 64 anos, que procurou a reportagem do A VOZ DA CIDADE para relatar o ocorrido na Rua Bernardino Silva, no Centro, próximo à sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Ela ainda lamentou o fato de nada ter sido feito, mesmo após ter avisado um policial militar e um guarda municipal. “Muito mais do que vagas, Barra Mansa precisa de respeito”, concluiu.