RESENDE
Resende conquistou reconhecimento nacional ao ter seu projeto de Educação em Tempo Integral selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para integrar o Mapa de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos. A iniciativa destaca práticas bem-sucedidas de gestão e planejamento educacional no processo de ampliação do programa Escola em Tempo Integral em todo o Brasil. Na região do Médio Paraíba, apenas Resende e Barra Mansa foram contemplados pelo edital.
A proposta, intitulada “Gestão Integrada como alicerce da Educação em Tempo Integral”, descreve os principais investimentos e estratégias adotadas pela Prefeitura de Resende para garantir qualidade no ensino público. Entre as ações, a secretária de Educação, Rosa Frech, cita a revitalização de escolas, ampliação de vagas, introdução de tecnologias educacionais e a formação continuada de professores.
Atualmente, 17 escolas e 26 creches do município oferecem a modalidade de tempo integral, beneficiando cerca de 5 mil alunos com uma jornada ampliada de aprendizagem. “Entendemos que a Educação em Tempo Integral é uma ferramenta essencial para a formação completa dos nossos alunos e não medimos esforços para garantir qualidade em toda a rede. Estamos muito felizes com esse reconhecimento e seguimos comprometidos em expandir esse modelo, que hoje é referência nacional”, afirmou Rosa.

Projeto reconhecido beneficia cerca de 5 mil alunos da rede municipal – Carina Rocha/PMR
A secretária disse ainda que nos últimos oito anos, a educação pública de Resende passou por uma transformação significativa. “Mais de 90% das unidades escolares foram reformadas e ampliadas, permitindo a abertura de quase 4 mil novas matrículas no modelo de tempo integral. Em 2025, sete novas escolas passaram a adotar essa modalidade, atendendo alunos do Ensino Fundamental I e II”, complementou.
O prefeito Tande Vieira celebrou a conquista e destacou o empenho da equipe. “Quero parabenizar toda a Secretaria de Educação pelo trabalho sério, comprometido e inovador que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, com um projeto iniciado na gestão do Diogo. Esse reconhecimento do MEC mostra que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para garantir uma educação de qualidade e um futuro melhor para Resende”, ressaltou.
O programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, prevê uma jornada mínima de sete horas diárias nas escolas públicas. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes participam de oficinas voltadas à recomposição da aprendizagem, robótica, esportes, cultura, sustentabilidade, idiomas, informática, teatro, dança e empreendedorismo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).