VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto para os cursos gratuitos do projeto “Mulheres Mãos à Obra”. A iniciativa oferece quatro capacitações: Pintura Predial, Eletricista Predial, Solda com Eletrodo Revestido e Oxicorte, além do curso de Técnicas Básicas da Construção Civil.
As inscrições devem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro de Qualificação Profissional (CQP) Aristides de Souza Moreira, localizado na Avenida Pedro Lima Mendes, 495, bairro Aero Clube. É necessário apresentar original e cópia da identidade, uma foto 3×4, comprovante de residência no nome da candidata e ser moradora do município.
Segundo o prefeito Antonio Francisco Neto, o projeto nasceu do desejo de um grupo de mulheres em quebrar barreiras e ampliar espaços no mercado de trabalho. “Esse projeto nasceu da coragem de um grupo de mulheres aqui do nosso município que quis quebrar barreiras e mostrar que lugar de mulher também é onde ela quiser. A construção civil também é um espaço para elas”, afirmou.
O curso de Técnicas Básicas da Construção Civil reúne as formações de Bombeira Hidráulica, Pedreira de Acabamento e Pedreira de Alvenaria, oferecendo conteúdos desde instalações hidráulicas e sanitárias até o preparo para assentamento de pisos. Já o curso de Solda com Eletrodo Revestido e Oxicorte, que teve alta procura no primeiro semestre, ainda possui vagas abertas.
O professor Hélio dos Santos, responsável pela capacitação em solda, destacou a demanda do mercado por profissionais da área. “Há uma demanda muito grande no mercado por profissionais de solda e as mulheres estão ganhando a concorrência, porque são muito detalhistas, caprichosas e buscam a perfeição nos trabalhos que realizam. As candidatas interessadas têm que se apressar para não perder essas oportunidades”, alertou.
Início das aulas e certificação
As aulas terão início em 2 de setembro e seguem até 16 de dezembro, com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. A formatura das participantes está prevista para 18 de dezembro.
A prefeitura fornecerá transporte, lanche, material didático, cadernos e equipamentos de proteção individual (EPI). Todos os cursos terão carga horária de 287 horas/aulas e certificação emitida pela Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).
Ao concluir a formação, as alunas estarão aptas a ingressar no mercado de trabalho ou investir no próprio negócio como micro ou pequenas empreendedoras.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 3511-3587 e (24) 3511-3588, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.