MENDES
Treze aves da fauna silvestre brasileira foram resgatadas de um cativeiro nesta terça-feira, dia 29. O flagrante foi feito por policiais militares após denúncia encaminhada ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
De acordo com a Polícia Ambiental, agentes da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Serra da Concórdia, vinculada ao Comando de Polícia Ambiental, foram até uma residência na Estrada Paraíso, no bairro Jabuticabeira. Com a autorização do morador, sobrinho do acusado, foram localizados oito coleiros, três trinca ferros, um tico-tico e um canário-da-terra. Nenhum dos animais possuía anilhas de identificação obrigatórias.
Durante a fiscalização, a esposa do acusado informou que não havia qualquer documentação autorizando a criação das aves. Diante disso, os policiais recolheram os pássaros, que foram levados à 97ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, para reabilitação e posterior reintrodução à natureza.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias por semana, para o telefone (21) 2253-1177 ou para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. As denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site www.disquedenuncia.org.br ou pela fanpage www.facebook.com/linhaverdedd.