SUL FLUMINENSE
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realizou duas ações distintas de combate ao tráfico de drogas nas cidades de Valença e Angra dos Reis, que resultaram na captura de sete pessoas ao todo. As operações ocorreram entre quarta, 16, e hoje, 17, e integram estratégias permanentes de repressão à criminalidade no interior do estado.
Em Valença, quatro integrantes de duas facções criminosas – Terceiro Comando Puro (TCP) e Comando Vermelho (CV) – foram detidos durante uma operação deflagrada pela 91ª Delegacia de Polícia, com apoio de equipes das demais delegacias do 5º Departamento de Polícia de Área (DPA). entre eles, dois foram em flagrante, sendo uma mulher e um adolescente. Ao todo, os agentes cumpriram 17 mandados de busca e apreensão.
Durante as diligências, os policiais localizaram uma mulher e o menor com 101 porções de cocaína, três porções de maconha e quatro celulares. Os dois foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Segundo a investigação, os suspeitos fazem parte de um grupo criminoso que disputa território com uma facção rival, o que tem motivado homicídios (cerca de 12) e tentativas de assassinato na cidade nos últimos meses.
A 91ª DP, por meio do delegado titular, Ronaldo Aparecido de Brito, reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone (24) 2453-7048. As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes da organização criminosa.
Já em Angra dos Reis, três homens foram presos na quarta-feira durante a Operação Cerco Total, que teve como foco o combate ao tráfico de drogas nos bairros Campo Belo e Bracuhy. No Campo Belo, um jovem de 20 anos foi capturado com 113 pedras de crack e 13 sacolés de maconha. No Bracuhy, os outros dois foram flagrados com rádios comunicadores em funcionamento, utilizados para monitorar a movimentação policial.
Os três detidos em Angra foram levados para a 166ª Delegacia de Polícia, onde permaneceram à disposição da Justiça.
As operações refletem o esforço integrado da Polícia Civil para conter a expansão do tráfico de drogas no estado, combater organizações criminosas e reduzir os índices de violência em regiões diretamente afetadas pela disputa entre facções. As investigações continuam, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais oficiais das delegacias locais.