Freixo apresenta Plano Brasis em Fórum Comercial do HotéisRIO

Por Carol Macedo
bouzon e freixo 4

ESTADO

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o gerente de Marketing da entidade, Alexandre Nakagawa, estiveram no Rio de Janeiro, nessa segunda-feira (dia 14), e participaram do Fórum Comercial promovido mensalmente pelo HotéisRIO, reunindo executivos dos principais meios de hospedagem e grupos hoteleiros da capital.

“Temos muitos brasis. A grande riqueza de nosso país é a diversidade. Reunimos seis biomas, clima e natureza incomparáveis, cultura, e cada região precisa de estratégias de promoção turística internacional adaptadas ao seu contexto. É sobre essa base que a Embratur desenvolveu o Plano Brasis”, destacou Marcelo Freixo. O presidente da Embratur explicou que o plano, com cronograma de ações de 2025 a 2027, atribui a cada estado as ferramentas específicas focadas em seus mercados prioritários.

Na sequência, Alexandre Nakagawa apresentou os principais pontos do Plano Brasis, incluindo um recorte específico para o Estado do Rio de Janeiro. “Estamos a um oceano de distância dos principais mercados emissores internacionais, como EUA e Europa. Precisamos nos preparar, nos qualificar para atraí-los. A brasilidade chama a atenção do mundo. A cultura brasileira é um atrativo estratégico”, enfatizou. Segundo ele, dados de 2024 demonstram que argentinos e chilenos são os principais turistas estrangeiro que chegam ao Rio de Janeiro, com quase 1,5 milhão de visitantes. A sazonalidade histórica das chegadas mensais ao Rio de Janeiro e nos mercados emissores permite estabelecer um diagnóstico com ações assertivas, que servem como elementos para montar um planejamento estratégico.

O Plano de Marketing identifica os atributos de cada estado, segmentando os nichos de demanda reprimida. O Rio de Janeiro é posicionado como palco do mundo, destino ímpar com atributos reconhecidos internacionalmente, como o Cristo Redentor, Cais do Valongo, Carnaval, Turismo de Aventura, Bossa Nova, diversidade gastronômica e riqueza cultural. Cidades e regiões foram mapeadas identificadas com oportunidades de potencialização por mercado emissor, como Paraty e Petrópolis.

Focado no segmento MICE, o Rio é também identificado como palco único para eventos, congressos e feiras. O potencial para atrair o mercado audiovisual é ponto forte, destacado como um dos vetores mais estratégicos para impulsionar o turismo internacional no Estado do Rio de Janeiro. Natureza e arquitetura se destacam como cenário ideal para produções audiovisuais.

O presidente do Fórum Comercial HotéisRIO, José Domingo Bouzon, agradeceu a presença da Embratur no evento e ressaltou: “Esse é o caminho e o resultado fala mais do que mil palavras”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos