VOLTA REDONDA
Servidores da Prefeitura de Volta Redonda participaram, no início do mês de julho de capacitações oferecidas pela Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) e tem como objetivo fortalecer a cultura de controle, ética e excelência na administração pública.
Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, cerca de 40 servidores realizaram o curso LGPD da Teoria à Prática, no auditório I do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). Simultaneamente, entre 1º e 3 de julho, o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos, ministrado no auditório II do mesmo local, contou com a participação de aproximadamente 60 servidores.
De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Cora Peixoto, as capacitações oferecidas pela Escola de Contas são fundamentais para aprimorar a gestão pública e impactam diretamente a qualidade dos serviços prestados à população. “Eles promovem a capacitação em áreas como controle externo, gestão pública e ética, resultando em servidores mais eficientes e uma gestão mais transparente e responsável. Isso leva a uma melhor aplicação dos recursos públicos e a serviços públicos de melhor qualidade”, afirmou a secretária.
Cora destacou ainda que a iniciativa também representa um avanço importante para o desenvolvimento profissional dos servidores municipais. “Aprimoramento profissional com conhecimentos e habilidades técnicas essenciais para suas funções, aumentando sua autonomia e eficiência no trabalho; o desenvolvimento de competências porque as capacitações abordam temas como controle interno, gestão de contratos e outras áreas relevantes, preparando os servidores para lidar com as demandas da administração pública de forma mais eficaz”, explicou.
Segundo ela, as capacitações contribuem diretamente para a melhoria dos processos internos da Prefeitura. “O conhecimento adquirido nos cursos promove melhorias na qualidade do trabalho. Os servidores são munidos de instrumentos para otimizar processos, identificar e corrigir erros e entregar resultados com maior qualidade e precisão”, acrescentou a secretária.
A parceria entre a Seplag e o TCE-RJ deve seguir promovendo novas formações ao longo do ano, sempre voltadas para o fortalecimento da gestão pública municipal.