ESTADO
O governador Cláudio Castro oficializou nesta quinta-feira, 10, por meio de edição extra do Diário Oficial, a nomeação da advogada Priscila Haidar Sakalem como nova secretária de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). Ela substitui Washington Reis, exonerado no início da semana durante a interinidade do governador em exercício, Rodrigo Bacellar.
A saída de Washington Reis foi assinada por Bacellar — presidente da Alerj e pré-candidato ao governo estadual em 2026 — enquanto Cláudio Castro viajava ao exterior. O deputado justificou a demissão citando “insubordinação” e a proximidade de Reis com o prefeito Eduardo Paes (PSD), adversário político de Bacellar. Reis reagiu na imprensa: “Ele fez para aparecer. Se botasse uma melancia no pescoço, seria mais plausível”, e minimizou o ato como sem valor legal por ter sido feito por um governador interino.
Cláudio Castro afirmou que a demissão “já estava em sua previsão” por causa de sinais de desalinhamento político por parte de Reis, mas criticou a forma como Bacellar procedeu sem diálogo prévio. Já Reis, que chegou a anunciar nesta quinta-feira sua pré-candidatura ao governo — antes sinalizava apoio a Eduardo Paes — classificou o episódio como antecipação da disputa pelo Palácio Guanabara.
Sobre Priscila Sakalem
Especialista em Direito Tributário, Priscila Sakalem faz parte do governo estadual desde 2020 e exercia a função de chefe da assessoria do gabinete de Castro. O governador elogiou sua capacidade técnica, capacidade de diálogo e sua confiança para dar continuidade aos projetos estruturantes da Setram.
Atualmente, ela lidera o Grupo de Trabalho da transição dos trens metropolitanos para um novo operador, participa da implantação de bilhetagem eletrônica integrada, e acompanhou as negociações para a retomada das obras da estação da Gávea. “A população do Rio de Janeiro pode estar certa do meu total empenho na busca de soluções, para entregar um sistema moderno e digno a quem utiliza os transportes públicos no estado”, afirmou a nova secretário.