SUL FLUMINENSE
Começam nesta quarta-feira, dia 11, às 18 horas, as atividades do Programa Negócio Certo Rural, destinado aos pequenos produtores rurais da região. A atividade desenvolvida pelo Sindicato Rural de Barra Mansa conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O público-alvo neste início do programa será o produtor rural de Porto Real.
As instruções serão realizadas nas quartas-feiras, entre 18h e 22 h, no Horto Florestal do município, até o dia 15 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (24) 3323-1139. O programa é gratuito e voltado aos produtores e trabalhadores rurais, inclusive seus filhos, sendo a idade mínima 16 anos.
O Sindicato Rural, o Senar e o Sebrae, realizaram parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real, tendo como principal objetivo revitalizar as propriedades rurais, descobrir novas oportunidades de negócios e permitir ao produtor maior organização e controle de seus resultados. O programa contemplará 15 fazendas da região e cada propriedade pode inscrever até dois participantes.
O programa conta com cinco módulos e duas consultorias individuais, sendo uma realizada em sala de aula e outra na propriedade rural. Haverá módulos de diagnóstico da propriedade; identificação e descrição do negócio; verificação da viabilidade econômica; organização e administração; e relacionamento com o mercado.
A consultoria dentro da propriedade, por sua vez, tem como objetivo auxiliar na validação do plano construído ao longo dos módulos. “Com o ‘Negócio Certo Rural’, o nosso intuito é desenvolver ainda mais o setor do agronegócio na região, trazer novos empreendimentos, maior geração de renda e melhorias na qualidade de vida do homem do campo”, destacou Adilson Delgado Rezende, presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa.