ANGRA DOS REIS
Angra dos Reis deu um importante passo rumo à internacionalização do turismo ao firmar um acordo com representantes da Rússia para o desenvolvimento de roteiros turísticos voltados ao público internacional. A parceria foi oficializada durante o IMBRICS Summit Angra 2025, fórum internacional que reuniu no dia 4 autoridades e empresários para discutir a atuação das cidades na nova ordem multipolar.
A assinatura do acordo foi realizada entre a Prefeitura de Angra dos Reis e o Fórum Internacional dos Municípios BRICS, representado pelo presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo, Mikhail Cherepanov, que liderou a comitiva oficial de empresários russos. O grupo esteve na cidade para conhecer oportunidades de investimento e estreitar relações nas áreas de infraestrutura, segurança, inovação e, especialmente, turismo. “Assinamos um acordo para o desenvolvimento do fluxo turístico para esta cidade, com uma bela zona costeira. Nossa tarefa é promovê-la o máximo possível entre as cidades dos países do BRICS e os países parceiros da associação”, destacou Cherepanov.
A parceria visa atrair visitantes da Rússia e demais nações do BRICS+, colocando Angra dos Reis como um destino seguro e atrativo para o turismo internacional. Para isso, o município apresentou dados atualizados sobre a redução da criminalidade nos últimos cinco anos, além de seus projetos de expansão da infraestrutura turística.
Segundo a organização do IMBRICS Forum, essa aproximação é uma oportunidade de inserir a cidade em roteiros de alto padrão, explorando seu potencial natural e cultural. O acordo representa também o fortalecimento da paradiplomacia, estratégia por meio da qual cidades estabelecem relações diretas com outros países, ampliando sua presença e protagonismo global.
A presença da comitiva russa, organizada pelo IMBRICS Forum, marcou um dos momentos mais estratégicos do encontro e reforça o movimento de internacionalização promovido pela gestão do prefeito Cláudio Ferreti.



