SUL FLUMINENSE
Por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde, o deputado estadual Jari Oliveira (PSB) cobrou repasse de recursos do Programa Estadual de Oncologia referentes ao ano de 2025 para Volta Redonda e Barra Mansa. Os repasses estão atrasados.
O deputado explicou que esse repasse é um recurso chamado de ‘extrateto’. É um repasse adicional transferido pelo governo estadual para custear atendimentos de alta complexidade em oncologia, como os realizados em unidades regionais que recebem pacientes de várias cidades.
Em Barra Mansa, no Centro de Oncologia do Sul Fluminense – Oncobarra, local que o deputado visitou nesta segunda-feira, 7, os repasses deste ano ainda não foram efetuados. O débito acumula mais de R$ 6 milhões, o que tem comprometido a manutenção dos atendimentos.
Jari solicita esclarecimentos sobre o atraso, a regularização imediata dos pagamentos e providências para que a situação não volte a se repetir. Ele alerta que a instabilidade nos repasses coloca em risco o atendimento a pacientes em situação crítica. “Temos na região instituições que são referências no tratamento do câncer, como o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.Foa), em Volta Redonda, e o Oncobarra, em Barra Mansa. Ambas atendem pacientes de várias cidades do Sul Fluminense, e a ausência desses repasses coloca em risco a continuidade dos serviços”, destacou Jari, completando que esse atraso ocorreu também em 2023 e que ele também batalhou pela regularização dos atrasados referentes a 23 e 24.