>
a voz da cidade 970 x 150 px

Prefeitura faz trabalho preventivo nas estradas rurais de Resende

Por Carlos Henrique
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

 

Somando juntas quase 40 quilômetros de extensão, as estradas da Limeira e a Resende/Riachuelo foram uma das vias da zona rural recuperadas recentemente pela Prefeitura. O serviço de manutenção dessas vias faz parte de uma programação elaborada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural visando aproveitar o período de estiagem das chuvas.

Segundo a secretaria, no total, 100 quilômetros de vias já foram recuperadas no momento. O objetivo do trabalho é facilitar o escoamento da produção rural, garantir a segurança dos motoristas que transitam pelas estradas, facilitar o dia a dia dos moradores que precisam se deslocar até o centro da cidade, e evitar o assoreamento do solo, que afeta diretamente as condições de tráfego no local.

Dentre as estradas já recuperadas estão a da Limeira, que liga Resende às localidades de Formoso e Arapeí, em São Paulo. “No local, realizamos obras de melhoria, com a colocação de material, tapa-buraco e limpeza das margens, num trecho de aproximadamente 18 quilômetros. Já na Resende/Riachuelo, os trabalhos de recuperação da via beneficiaram cerca de 20 quilômetros”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural, Alberto Figueiredo.


Atualmente, a Secretaria está atuando na estrada que liga Vargem Grande à Capelinha, e outra equipe está nas estradas do Morrão e de acesso à Casa da Custódia, na região de Bulhões. Figueiredo frisa que a escassez de chuvas nessa época do ano facilita a realização destes serviços de recuperação das estradas rurais. “O trabalho feito nesta época do ano terá reflexos principalmente no verão, quando as estradas são naturalmente castigadas pelas chuvas e ficam mais desgastadas. Por isso, estamos aproveitando a período de estiagem, em que o trabalho das máquinas fica mais fácil, para melhorarmos as condições de tráfego nessas vias, garantindo a segurança e o direito de ir e vir das pessoas que moram no campo”, disse o secretário.

Segundo ele, as equipes que trabalham nos locais contam com o auxílio de máquinas específicas para este fim como duas retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, duas motos niveladoras, um rolo compactador, além de cinco caminhões que levam o material necessário para o reparo das vias e retiram o mato encontrado na pista.

ÁGUAS PLUVIAIS

Na vila de Bagagem estão sendo construídas bocas de lobo para facilitar o escoamento da água das chuvas – Ascom Resende

Também aproveitando a época de seca, a Secretaria está dando continuidade ao trabalho de construção de galerias de águas pluviais na vila de Bagagem, localizada na região serrana do município. Nas últimas semanas, o local ganhou as chamadas bocas de lobo, responsáveis pelo escoamento das chuvas, o que vai evitar o acúmulo de água na superfície das estradas, provocando a erosão do solo. Além da construção das bocas de lobo, a Secretaria também fez as cabeceiras das galerias, que auxiliam na captação das águas.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos