Detran RJ oferece atendimento exclusivo a PCDs para emissão da Carteira Nacional de Identidade

A partir de junho, todos os últimos sábados de cada mês serão destinados para atendimento exclusivo a esse público nos 92 municípios do Estado

Por Roze Martins
detran rj agendimento a pessoas com deficiência2

ESTADO DO RIO

O Detran RJ está lançando uma importante iniciativa de inclusão das pessoas com deficiência. A partir de agora, todos os últimos sábados de cada mês serão destinados exclusivamente ao público PCD para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A novidade começa já neste sábado, 28 de junho: todos os postos de Identificação Civil do Detran RJ estarão abertos, nos 92 municípios do Estado do Rio, para fornecer a identidade ao público PCD.

O atendimento especial aos PCDs será realizado mediante agendamento prévio, através do site do Detran RJ (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. O agendamento, totalmente gratuito, será necessário para assegurar que apenas as pessoas com deficiência tenham acesso às vagas, que estão à disposição a partir da quarta-feira (25/6).

“Com esse serviço exclusivo, o Detran RJ vai proporcionar ao público PCD um atendimento mais humanizado e personalizado, com ambiente mais acessível, garantindo uma redução significativa do tempo de espera. É o Detran RJ trabalhando para melhorar a vida dos cidadãos fluminenses, demonstrando seu compromisso de inclusão social”,  disse o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah.

O atendimento aos sábados será realizado das 8h às 14h, exceto nos postos localizados dentro de shoppings, que abrirão das 10h às 16h. Assim, o público PCD poderá agendar o horário mais conveniente no posto escolhido para o atendimento. É importante ressaltar que, para fazer a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o cidadão precisa levar a certidão de nascimento ou de casamento original (ou a cópia autenticada em cartório).

Além disso, deverá apresentar um documento que contenha seu número de CPF, e um laudo médico indicando tipo e grau da deficiência com o código CID (Classificação Internacional de Doenças). É importante levar também um comprovante de residência e, no caso dos cidadãos naturalizados, o certificado de naturalização.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), que começou a ser emitida pelo Detran RJ em 2023, tem o CPF como único número de identificação. O documento de identidade atual, com o número do RG, continuará válido até 2032.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos