RIO DE JANEIRO
A Polícia Civil do Rio realiza, nesta terça-feira, 10, uma grande operação contra o Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa que domina o Complexo de Israel, na Zona Norte da capital. A ação, liderada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) com apoio da Core e outras delegacias da capital, Baixada e interior, resultou na prisão de dez criminosos e na apreensão de três fuzis.
Fruto de sete meses de investigação, a ofensiva teve como base provas obtidas contra 44 traficantes que ainda não tinham mandados em aberto. A quadrilha é comandada por Álvaro Malaquias Santa Rosa, o “Peixão”, considerado um dos traficantes mais perigosos do estado. O grupo atua em comunidades como Cidade Alta, Parada de Lucas, Vigário Geral, Cinco Bocas e Pica-Pau.
As investigações revelaram uma estrutura altamente armada e organizada, com uso de drones para monitoramento, barricadas, monopólio de serviços, imposição de toque de recolher e perseguição religiosa. O grupo também mantém um núcleo especializado em ataques a aeronaves policiais, além de ações coordenadas para dificultar operações das forças de segurança.
Além das prisões, a operação tem como meta apreender materiais ligados ao tráfico e destruir construções irregulares usadas como pontos de apoio e defesa pelos criminosos. Segundo o delegado Felipe Curi, a ação reforça o compromisso da Polícia Civil em combater o crime organizado em todas as suas frentes.