a voz da cidade

Escritora de Itatiaia lança livro sobre inclusão na Feira do Livro de Resende

Natália Silveira apresenta “Amigos da Inclusão” no dia 8, com foco em empatia e respeito

Por Cyntia Freitas
37.cf.res.cultura.escritora de itatiaia lança livro.1.natÁlia.divulgaÇÃo
970x250

ITATIAIA/RESENDE

A escritora Natália Silveira, moradora de Itatiaia, lança neste domingo, dia 8, seu primeiro livro infantil, Amigos da Inclusão”. O lançamento acontecerá das 17 às 21 horas durante a 11ª Feira do Livro de Resende (FLIR), evento que reúne autores, educadores, famílias e leitores em torno da promoção da literatura na região. A FLIR segue até domingo, dia 8, na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina, das 9 às 21 horas. Com entrada gratuita, o tema deste ano é “Literatura e Sustentabilidade: Escrevendo um Futuro Melhor”.

Voltada ao público infantil, a obra propõe uma abordagem sensível, acessível e educativa sobre inclusão, empatia, deficiência e respeito às diferenças. Com uma linguagem leve e ilustrações cativantes, o livro apresenta às crianças os diferentes tipos de deficiência e os recursos de acessibilidade, como Libras, Braille, rampas e tecnologias assistivas. A narrativa é ambientada em uma escola totalmente preparada para acolher crianças com deficiência. “Amigos da Inclusão nasceu da vontade de contribuir para um mundo mais justo, onde todas as crianças tenham espaço e voz”, afirma a autora.

37.cf.res.cultura.escritora de itatiaia lança livro.2.obra.divulgaÇÃo

Obra infantil destaca inclusão, empatia e acessibilidade nas escolas – Divulgação

Na história, a personagem principal muda de escola e passa a vivenciar uma nova realidade. Os profissionais da instituição são capacitados e ajudam-na a compreender as diferenças entre os colegas, abrindo espaço para o diálogo sobre inclusão em casa e na escola. O livro, segundo a autora, reforça o papel da família e da educação na formação de uma sociedade mais acolhedora.


A ideia de escrever o livro surgiu após Natália participar de eventos culturais com foco em acessibilidade. Em uma dessas ocasiões, ela percebeu o interesse espontâneo das crianças por temas como Braille, Libras e deficiência. A experiência a inspirou a criar uma obra que pudesse ser utilizada como ferramenta de sensibilização desde a infância. “As crianças não nascem com preconceitos. Se trabalharmos a conscientização desde cedo, teremos adultos mais empáticos”, ressalta.

Natália também compartilha que seu envolvimento com a causa é pessoal. Ela tem uma irmã com deficiência que enfrentou exclusão e falta de apoio escolar. Isso reforçou seu desejo de contribuir para a capacitação de educadores e a construção de ambientes escolares mais inclusivos.

“Espero que o livro seja usado por pais e professores para ensinar o respeito às diferenças”, complementa.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos