Secretaria de Meio Ambiente estuda implantação de Ecobarreiras nos rios Barra Mansa e Bananal

Anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 5, quando diversas ações no Corredor Cultural marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 06 05 at 15.13.49

BARRA MANSA

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira, dia 5, diversas ações foram realizadas pela manhã no Corredor Cultural, em Barra Mansa, onde a população teve acesso a diversos serviços, atividades educativas e de conscientização. Na oportunidade, o prefeito Luiz Furlani e o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, anunciaram que o município terá a instalação de ecobarreiras nos rios da cidade, fruto de uma parceria com a empresa barra-mansense Biosolvit, referência em tecnologia sustentável.

Para esse processo, técnicos já visitaram os rios Barra Mansa e Bananal, que são característicos de problemas com enchentes, em épocas de fortes chuvas.

“Estamos firmando uma parceria que vai deixar um legado ambiental para Barra Mansa. A Biosolvit desenvolveu um material único no mundo, capaz de absorver óleo diesel, feito com resíduos recicláveis e agrícolas. Isso mostra o potencial da nossa cidade, que abriga empresas comprometidas com a sustentabilidade e a inovação”, afirmou Furlani.

O chefe do Executivo ainda destacou que os locais que receberão as ecobarreiras estão sendo mapeados pela Secretaria de Meio Ambiente e a equipe técnica da Biosolvit. Wagner Martins, diretor de operações da empresa, demonstrou entusiasmo com a colaboração.

“É um orgulho imenso fazer parte desse projeto. A gente nasceu aqui, a matriz da empresa está aqui, então nada mais justo do que contribuir para a cidade. Cuidar do meio ambiente é nosso dever, é estar junto da prefeitura pensando soluções para os rios e afluentes do Rio Paraíba do Sul. É muito gratificante. Mais ainda por levar um produto feito aqui em Barra Mansa para o mundo todo”, celebrou.

Conforme detalhou Rodrigo Viana as ecobarreiras serão instaladas e irão trabalhar dentro dos leitos dos rios, de uma margem a outra, para coletar todo o lixo, que vai ficar parado nessa barreira, que vai funciona com um produto flutuante e uma grade de contenção.

“Dessa forma, todo resíduo, garrafa pet, uma latinha, uma bolsa de lixo que o morador descarta irregularmente, vai parar nessa ecobarreira. Ela vai ter um grau para determinada ponta do Rio, onde, periodicamente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) ou a própria prefeitura, algum servidor vai lá e coletar esse resíduo, deixando ela limpa novamente, não permitindo que ela chegue ao Rio Paraíba do Sul. Isso impactar na redução de grandes enchentes, além de educar a população que não se pode jogar lixo ou resíduos nos rios”, explicou o secretário de Meio Ambiente.

Espaço de conscientização

O Corredor Cultural, no Centro de Barra Mansa, durante as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Com tendas espalhadas, a população teve acesso a doação de mudas nativas, adoção de pets, exposição de projetos das escolas vocacionadas socioambientais, apresentação dos trabalhos da oficina do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), além da participação de empresas parceiras.

A iniciativa envolveu também Secretaria de Saúde, que esteve presente com vacinação contra a influenza, aferição de pressão arterial e orientações sobre o combate à dengue. Já a Secretaria de Assistência Social ofereceu serviços ligados ao CadÚnico, ampliando o alcance social do evento.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Viana, celebrou o sucesso das atividades e reforçou o caráter educativo e transformador da data.

“Hoje é um dia de festa e, sobretudo, de conscientização. Tivemos educação ambiental, descarte correto de lixo eletrônico, vacinação, oficinas e, claro, a grande notícia dessa parceria. Essa é uma celebração que vai além da data, projetando ações concretas para o presente e o futuro de Barra Mansa. Nosso trabalho tem sido intenso, e o apoio do prefeito e de empresas parceiras do meio ambiente é fundamental. Quem ama, cuida. E quem ama, cuida do meio ambiente para garantir um futuro mais justo, limpo e sustentável”, concluiu o secretário.

As ações da Semana do Meio Ambiente seguem nesta sexta-feira, dia 06, com um passeio ecológico e histórico na Fazenda Santana do Turvo, localizada no distrito Amparo.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos