Especialista dá dicas de como economizar mesmo com alta da conta de luz

Por Franciele Aleixo
a 47 cf economia especialista dá dicas de como economizar mesmo com a alta da conta de luz iam martins (2)

Barra Mansa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira tarifária vermelha para as contas de luz do mês de junho, devido à queda no volume de chuvas e à redução na geração de energia por hidrelétricas, conforme projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo a Aneel, o cenário justifica a mudança e serve também como alerta para o uso consciente da energia elétrica.

A bandeira vermelha, no patamar 1, significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos.

Para evitar o aumento das despesas, o engenheiro eletricista-eletrônico e professor Marco Valentim lista alternativas para reduzir o consumo de energia — estratégias que podem ajudar a aliviar o impacto no orçamento familiar. “O impacto da bandeira vermelha no cotidiano de uma família com quatro pessoas é estimado em média entre 150kwh a 180 kwh a mais na conta. O que daria um acréscimo de aproximadamente R$ 6,70 por mês, pode ser muito dependendo da renda familiar”, avalia.

Ainda segundo o professor, os grandes vilões do consumo de energia em casa são o chuveiro, a geladeira e o micro-ondas, que representam uma parcela significativa da conta de luz. “O chuveiro elétrico é o equipamento que mais consome energia e, consequentemente, também é o que mais pesa na conta de luz do consumidor. Por isso, um uso inteligente durante os banhos pode ser a chave para uma redução significativa dos gastos com energia. Um banho de 10 minutos durante 30 dias dá aproximadamente 110 kwh, uma geladeira de 280 litros gera 25kwh e o microondas, 14kwh, somando tudo dá 149 kwh. Mas tem sempre alguma coisa a mais como a televisão que contribuem para o aumento da conta”, disse o professor

O engenheiro destaca que é fundamental manter os banhos mais curtos e investir em lâmpadas de LED. “É melhor manter banhos com menos de 10 minutos de duração, sempre desligando a água quando está se ensaboando. O termostato da geladeira deve ser ajustado para uma temperatura um pouco mais alta, já que em dias mais frios não precisa da temperatura máxima do aparelho”, aponta.

Ele ainda ressalta que a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em casa, devido ao tempo de funcionamento e ao constante “abre e fecha”. Utilizar a parte de trás da geladeira, que é mais quente, como forma de secar roupas, também é contraindicado, pois eleva o consumo.

Computadores, videogames e outros dispositivos eletrônicos consomem energia mesmo em modo de espera. Por isso, é importante evitar deixar aparelhos em “stand-by”, o que pode representar até 12% da conta de energia. A recomendação é desligar os equipamentos quando não estiverem em uso. A dica também vale para o uso de air fryer, fornos elétricos e carregadores de celulares: sempre os retire das tomadas após o uso.

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos