PORTO REAL
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Porto Real, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Barra Mansa, promoveu na Casa do Produtor em Porto Real, o curso Manejo e Conservação do Solo – Práticas Mecânicas de Controle como capacitação aos produtores rurais do município e região. O curso realizado na sexta, dia 29, teve carga horária de 8 horas e a participação de mais de 30 produtores e pecuaristas.
A palestrante e engenheira agrônoma do Senar, Mariana Constant Maciel, abordou no curso desde o preparo adequado do solo; recuperação de nascentes e mananciais; marcação de curvas de nível, até a determinação da área. “Visamos trabalhar o desenvolvimento do trabalhador rural e de campo, inclusive com prática vegetativa e mecânica”, disse.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Vanessa Miranda, informou que a capacitação contribuiu para a formação dos produtores. “Com o decorrer do tempo surgem novas técnicas e tecnologias e capacitar esses produtores com os conteúdos atuais é reforçar a importância de não perdermos nossa origem, que é a agricultura”, afirma. Segundo dados do governo municipal, Porto Real conta com 67 produtores agrícolas, aqueles que plantam hortaliças, feijão, milho e legumes; e 47 pecuaristas, trabalhando com leite e corte do gado.
O prefeito Ailton Marques (PDT) enfatizou que a participação de Porto Real no 10º Premio Prefeito Empreendedor do Sebrae, esteve diretamente relacionada à agricultura do município. “O potencial para agropecuária sempre foi grande, com capacidade de produzir ótimos produtos. Investir na capacitação dos produtores é apoiar a agricultura e auxiliar na renda familiar”, finaliza.