PINHEIRAL
Pinheiral recebeu, nesta semana, a coordenadora do Programa Limpa Rio, Karina Nunes, para acompanhar os serviços de limpeza e desassoreamento realizados no córrego Cachimbal e no bairro Palmeiras. A visita também teve como objetivo avaliar novas demandas apresentadas pelo prefeito Luciano Muniz, com foco nas necessidades da população, incluindo produtores rurais.
Durante a agenda, foram realizadas vistorias nos bairros Rolamão, Palmeiras, Vale do Sol e Km 2. As ações fazem parte do Programa Limpa Rio, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que tem como objetivo realizar a limpeza e o desassoreamento de rios, córregos e canais em áreas urbanas e rurais. O programa busca prevenir alagamentos, enchentes e erosões, promovendo a segurança da população, a preservação ambiental e o escoamento adequado das águas pluviais.
BENEFÍCIOS DAS AÇÕES
De acordo com a prefeitura, os benefícios das ações já são percebidos, especialmente nas últimas chuvas, quando os trabalhos realizados contribuíram para minimizar impactos que anteriormente causavam transtornos a diversos bairros. “Essas ações são de extrema importância para a segurança da população e para a preservação dos nossos recursos hídricos. Estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado, o Inea e a SEAS para garantir que as intervenções atendam às reais necessidades dos moradores”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fábio Nogueira.
Após a reunião, a coordenadora Karina Nunes, acompanhada do secretário Fábio Nogueira e da diretora do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Francine, vistoriou os serviços do Limpa Rio Margens ao longo da Rodovia Benjamin Constant e acompanhou a ampliação das obras no bairro Palmeiras. A visita reforça a continuidade da parceria entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Inea, no compromisso com a proteção dos recursos hídricos e o bem-estar da população.