ANGRA DOS REIS
Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga flagraram, quinta-feira, 15, uma atividade de extração irregular de recursos minerais no bairro Pontal. A ação foi realizada após uma denúncia anônima feita ao programa Linha Verde, canal do Disque Denúncia voltado para crimes ambientais.
Ao chegarem à Alameda das Andorinhas, os agentes da 4ª UPAm encontraram três pessoas retirando areia do local para realizar o aterramento de um terreno. O material era colocado na caçamba de um caminhão. Os envolvidos não apresentaram qualquer documentação ou licença ambiental que autorizasse a atividade.
Diante da situação, os policiais encaminharam os suspeitos à 166ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado com base no artigo 44 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), que trata da extração de recursos minerais sem autorização legal.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).